Pedro Ramalho conquistou, esta segunda-feira, a oitava medalha para Portugal nos Jogos Mundiais Chengdu 2025 (China), ao chegar à final da prova de Ne-Waza, categoria 85 kg, em Ju-Jitsu, que perdeu no combate decisivo frente a Saeed Alkubaisi (Emirados Árabes Unidos), por 2-0, que ganhou o ouro.
Ramalho finalizou a sua participação e salientou que “estou satisfeito, sempre, mas com o 1º lugar. É bom levar uma medalha, mas o que é bom mesmo é sair daqui a ganhar. Não foi possível, mas de qualquer maneira fico feliz por levar uma medalha para Portugal.”
Atleta que acrescentou ainda que “fiz quatro combates, nas primeiras três consegui gerir bem. Não me consegui preparar bem para esta competição, por motivos de saúde. Não consegui estar no meu pico de forma, então tentei gerir as lutas, o que fiz até à final”, finalizando que “na final acabei por conseguir aguentar a luta toda com um ritmo um bocadinho mais acelerado, mas, por um erro tático, acabei por perder. De qualquer maneira, acho que consegui fazer um bom trabalho.”
Recorde-se que Pedro Ramalho venceu o primeiro combate na fase de grupos, frente ao adversário da Coreia, Hee Seoung Kim, por 2-0; novo triunfo ante Nathan dos Santos (Canadá), por 2-0; manteve-se invencível frente (por submissão) a Abdullah Nada (Arábia Saudita), e a conquistar a medalha de prata, considerando que perdeu a final.
A distribuição de medalhas da Equipa Portugal: ouro – Gabriel Albuquerque/Lucas Santos (Ginástica de trampolins, trampolim sincronizado) e Diana Gago (Ginástica de trampolins, duplo mini-trampolim); prata – Lara Fernandes/Guilherme Henriques (Ginástica acrobática, par misto) e Pedro Ramalho (Ju-Jitsu, ne-waza 85 kg); bronze – José Ramalho (Canoagem de maratona, K1 prova curta e K1 prova longa), Miguel Lopes/Gonçalo Parreira (Ginástica acrobática, par masculino) e Beatriz Carneiro/Inês Faria (Ginástica acrobática, par feminino).
Com estas oito medalhas, Portugal encontra-se no 18º lugar da tabela, que é liderada pela China (14-4-2=20), seguindo-se: Alemanha (13-10-6=29), Itália (8-14-14=36), Ucrânia (8-9-6=23), Hungria (6-6-4=16) e EUA (6-5-1=12).
Esta segunda-feira também a seleção masculina de Andebol de praia assegurou uma medalha ao derrotar a Espanha nas meias-finais, mas só esta terça-feira, frente à Alemanha, é que se saberá qual o “valor” (ouro ou prata), dependendo do resultado.
No Andebol de Praia, a equipa feminina lusa suplantou a do Vietname (26-18 e 14-21, tendo sido necessário desempatar), com Portugal a assumir-se (12-10) e avançar para a disputa do 5º lugar, esta terça-feira, ante a China.
Na competição masculina, Portugal defrontou e venceu (16-14 / 18-20 e desempate no “shoot-out” de 5-2), o que levou a equipa portuguesa a apurar-se para a final, defrontando a Alemanha (que venceu o Brasil).
No Corfebol, a equipa mista portuguesa defrontou e perdeu perante a Alemanha por 22-20, com os alemães a fixar-se no 5º lugar e Portugal a ter de defrontar a China para o 7º lugar, esta terça-feira.
No calendário para esta terça-feira – para além do atrás referido – acontecem as primeiras competições da Patinagem de velocidade e o Kickboxing tem a ronda inicial. A transmissão em direto está disponível na plataforma The World Games Live.
Na Patinagem de Velocidade, António Freitas é o primeiro a competir, nas qualificações da prova de estrada de one lap, com Miguel Bravo na final direta na prova de pontos 10.000m
No Kickboxing, Sofia Oliveira dá o pontapé de saída desta modalidade, com os quartos de final na categoria de 60kg, seguindo-se Iúri Fernandes, também nos quartos de final, mas de +91kg, com
Catarina Dias a ser a última dos portugueses a competir, nos quartos de final de 70kg.