O equatoriano Jonathan Caicedo (Petrolike) foi o vencedor da etapa rainha da que terminou no alto da Torres (Serra da Estrela).
Artem Nych “carimbou” a sua vitória na 86ª Volta a Portugal Continente, ao ciclista da Anicolor/Tien 21 só um dia muito azarado pode roubar a vitória .
A equipa dirigida por Rúben Pereira colocou ainda Alexis Guerin na segunda posição, rematando uma excelente etapa onde o jovem Pedro Silva teve um trabalho de grande mérito em prol de Artem Nych.
O grande derrotado da jornada foi o colombiano Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) que não conseguiu responder a todos os ataques do “esquadrão fluorescente” de Águeda. Ainda respondeu ao primeiro ataque de Alexis Guerin, mas quando Artem Nych saiu, Peña já não teve argumentos para contrariar a superioridade da Anicolor/Tien 21.
A superioridade foi de tal ordem, que a equipa chegou a ter os três corredores a liderar as operações na cabeça da corrida, só ultrapassados por Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) que fez parte da fuga do dia e após o início da subida final na Covilhã foi em busca da vitória, tendo sido alcançado por Jonathan Caicedo nos derradeiros quilómetros da etapa.
A tirada ficou marcada por uma fuga de 14 corredores que chegou a ter quase 10 minutos de vantagem, onde Leaça era o melhor colocado a mais de seis minutos, mas onde a Credibom/LA Alumínios/Marcos Car tinha três corredores, entre eles o líder do Prémio da Montanha, Hugo Nunes o camisola azul Paredes Rota dos Móveis, e o objetivo era chegar à contagem de 3ª categoria, o que foi alcançado.
Depois, Leaça e Nunes ficaram na frente isolados e o primeiro dos corredores de Hernâni Broco foi em busca da vitória que lhe escapou um pouco, depois de ter tido uma larga vantagem sobre o grupo do camisola amarela.
“Vindo do nada”, Jonatham Caicedo surgiu na cabeça da corrida e ultrapassou Gonçalo Leaça, não tendo este respondido ao potente ataque do equatoriano. Atrás, Artem Nych estava dono da corrida, enquanto que Jesus Peña atravessava péssimos momentos, que valeram perder mais de um minuto para o líder da Volta.
Na última curva para a Torre, Nych ainda ultrapassou Leaça, tendo Byron Munton (Feirense/Beeceler) chegada na 5ª posição e quase ultrapassou Peña na Geral Individual, com o colombiano do Tavira a perder a liderança do Combinado.
Geral Individual (Continente)
1º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) 30h07’56”, 2º-Alexis Guerin/FRA (Anicolor/Tien 21) 46”, 3º- Jesus Peña/COL (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) a 1’20”, 4º-Bayron Munton/RSA (Feirense/Beeceler) a 1’21”, e 5º-Tiago Antunes/POR (Efapel Cycling) a 2’44”.
Equipas: Anicolor/Tien 21
Classificação dos Pontos (Galp): Iuri Leitão/POR (Caja Rural/Seguros RGA)
Classificação da Montanha (Paredes Rota do Móvel): Hugo Nunes/POR (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car)
Classificação da Juventude (Placard): Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Classificação do Combinado (Feira dos Sofás): Artem Nych (Anicolor/Tien 21)
8ª Etapa (15 de agosto)
Ferreira do Zêzere (localidade 218 a entrar na Volta)-Santarém: 178,2 kms, Partida às 13h00 e chegada às 17h24. A etapa três Metas Volantes e duas contagens do Prémio da Montanha.