Sexta-feira 05 de Setembro de 2025

Ayuso bisou na vuelta’2025 mas João Almeida mantêm 2º lugar

Uma semana após conquistar sua primeira vitória na etapa da La Vuelta em Cerler, Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) conquistou a segunda vitória ao vencer em Los Corrales de Buelna, uma etapa curta (144,9 km) e quase toda plana.

Ciclismo-Vuelta-04-09-2025

Sprint Cycling Agency

O espanhol tornou-se uma estrela que demonstrou garra e habilidade para conquistar a vitória após uma fuga difícil. Nas subidas do dia, Ayuso beneficiou do apoio crucial de Marc Soler, seu companheiro de equipe na UAE Team Emirates-XRG – equipe que vai deixar no final da temporada – antes de lançar seu ataque decisivo a 25 km do fim. Javier Romo (Movistar) conseguiu segui-lo, mas não resistiu à aceleração do compatriota num sprint de dois homens. Jonas Vingegaard (Visma–Lease a Bike) e seus rivais da classificação geral cruzaram a linha com mais de seis minutos de atraso. O grande confronto é esperado na etapa 13, no Alto de L’Angliru, nesta sexta-feira.

A Vuelta retorna a Laredo, município da Cantábria, para sediar a largada de uma etapa pela terceira vez. Um percurso curto e intenso levou o pelotão a Los Corrales de Buelna, após escalar Puerto de Alisas e Collada de Brenes.

Como de costume, os atacantes estão muito inspirados pela programação do dia. E a batalha pela fuga está no plano, e depois na primeira subida do dia, a cat.-2 Puerto de Alisas.

Marc Soler (UAE Team Emirates-XRG) lidera no topo, com um impressionante grupo de atacantes em seu encalço. A fuga deu-se no vale, com 53 ciclistas na frente, incluindo Juan Ayuso (Lidl-Trek), Mads Pedersen (Lidl-Trek), Pablo Castrillo (Movistar), Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Magnus Sheffield, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), Eddie Dunbar (Jayco AlUla)…

Sem nenhuma ameaça direta de classificação geral na frente – Armirail está 8’27” atrás -, a diferença aumenta gradualmente enquanto Soren Kragh Andersen e Julien Bernard controlam a fuga para garantir que Mads Pedersen leve os 20 pontos completos no sprint intermediário, em Barros (km 103,2).

A fuga explodiu ao passarem por Los Corrales de Buelna pela primeira vez e, em seguida, na subida decisiva do dia, Collada de Brenes (7 km a 7,9%). James Shaw (EF Education-EasyPost), Finlay Pickering (Bahrain Victorious) e Brieuc Rolland (Groupama-FDJ) saem na frente, mas Soler se esforça para impulsionar Ayuso, que parte a 3 km do cume, faltando 25 km para a chegada.

Javier Romo (Movistar) consegue cruzar a linha de chegada, e os dois espanhóis trabalham juntos até a linha de chegada.

Ayuso provou ser o mais rápido num sprint de dois homens, enquanto Rolland completa o top 3 com uma diferença de 13”. Os candidatos à classificação geral cruzam a linha de chegada com uma diferença de 6’20”, na véspera de L’Angliru, uma das etapas “rainha” desta edição.

J. Ayuso completou a corrida no tempo de 3h16m21s, à frente de J. Romo (Movistar), ainda que com o mesmo tempo, com B. Rolland (Groupama) a fechar o pódio, a 13 segundos.

João Almeida (Emirates XRG) completou na 47ª posição, a 6m22s, tal como o líder da volta, J. Vingegaard (Visma), também com o mesmo tempo, enquanto Ivo Oliveira (Emirates XRG) chegou no 131º lugar, a 17m57s.

Na geral, Jonas Vingegaard (Visma) manteve a liderança, agora com um total de 44h36m45, seguindo-se João Almeida (Emirates XRG), a 50 segundos, o britânico T. Pidcock (Decathlon), a 56 segundos e Torstein Traeen (Bahrain), a 1m06s.

Ivo Oliveira (Emirates XRG) passou a ser o 131º, a 1h53m46s, estando ainda em prova 162 ciclistas.

Nesta sexta-feira, a 13ª etapa vai ligar Cabezón de La Sal a L’Angliru, numa distância de 202,7 km (a segunda mais longa), corrida que começa com 90 km de “balanço” (todo plano), para se seguir as subidas, com três contagens de montanha (841 e 785 metros), para termina no Angliru a 1.550 metros. Ufa ….

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.