Segunda-feira 11 de Setembro de 2722

Portugal no Mundial de Atletismo com 32 atletas em Tóquio

Atl-Mundial-Toquio-Pichardo-10-09-2025

FPA

Os campeonatos mundiais de Atletismo Tóquio’2025 têm início no próximo sábado (dia 13), a partir das 8 horas da manhã, com as provas de 35 km de marcha, masculinos e femininos, decorrendo até ao dia 21.

Será a 20ª edição dos campeonatos mundiais de pista ao ar livre, evento criado em 1983 (Helsínquia) e cuja competição conheceu sempre participação portuguesa. No historial, Portugal soma 23 medalhas (7 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze), tendo ainda dezenas de atletas classificados em lugares de finalista (até ao 8º).

A delegação portuguesa, que se encontra por completo em Tóquio, é composta por 32 atletas (17 masculinos e 15 femininos), que se repartem por todos os setores. Nesta edição, pela primeira vez, Portugal terá um representante no lançamento do disco masculino, Emanuel Sousa, o recordista nacional, e apresentará uma estafeta masculina nos 4×400 metros, graças à excelente prestação na final dos mundiais de estafetas.

Atl-Mundial-Toquio-JoãoVieira-10-09-2025

FPA

Na comitiva, o mais veterano dos atletas portugueses, João Vieira, apresta-se para chegar ao topo dos que somam maior número de participações na prova. O recordista nacional vai para a 14ª presença, ultrapassando o espanhol José Manuel Garcia que com ele lidera a lista com 13 participações. O marchador é ainda o líder da estatística do atleta mais velho a conquistar uma medalha (prata, em 2019, aos 43 anos e 221 dias). A lista das atletas com maior número de presenças nos mundiais também é encabeçada por duas portuguesas: Inês Henriques e Susana Feitor, ambas com 11 participações. Ninguém mais, no Mundo, tem este registo.

A comitiva portuguesa está recheada de atletas medalhados em grandes competições nos últimos três anos, integra o campeão mundial de triplo salto, em Eugene, 2022, e vice-campeão olímpico em Paris 2024 e vice campeão europeu em Roma 2024, as medalhadas de bronze nos Europeu de Roma 2024, Agate de Sousa, no comprimento, e Liliana Cá, no disco,

Este ano, em pista coberta, a vice-campeã europeia de 1500 metros e medalha de bronze em 3000 metros, em Apeeldorn, o medalha de bronze nos 1500 metros Isaac Nader, a medalhada de bronze no lançamento do peso, Auriol Dongmo. Para além deles, temos muitos atletas finalistas nessas mesmas competições.

Nota para a prova de 1500 metros masculinos, que terá, pela primeira vez, três representantes portugueses, Isaac Nader, Nuno Pereira e José Carlos Pinto. Outra prova com o máximo de representantes é o lançamento do peso feminino, com Auriol Dongmo, Jessica Inchude e Eliana Bandeira e também a maratona feminina tem três representantes, Susana Santos, Solange Jesus e Salomé Rocha.

A Federação de Atletismo elaborou um documento com um conjunto de dados sobre cada atleta, respetivos resultados e estatísticas mundiais e europeias, que ajudam a compreender e ver a posição de Portugal no mundo do atletismo, para o caso especial neste mundial, juntando-se ainda um ranking dos 10 melhores portugueses do ano e dos 10 melhores de sempre.

Os portugueses vão poder acompanhar estes mundiais através de várias plataformas. Desde logo com a transmissão televisiva a ser assegurada pela RTP 2 e RTP Play, que não deixarão de acompanhar todas as jornadas.

Depois, em termos de classificações e resultados em direto, poderão acompanhar através da página oficial da World Athletics. E, ainda, através da página da FPA na internet e dos seus canais nas redes sociais.

© 2722 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.