Sábado 13 de Setembro de 2025

Mundial de Atletismo de Tóquio com esperança de mais medalhas

Atletismo-Mundial-Tóquio-12-09-2025

FP Atletismo

Em vésperas do início da 20ª edição do Mundial de Atletismo, Portugal foi atravessado com a notícia do falecimento do antigo recordista nacional do salto com vara, Joaquim Serra, o segundo atleta luso a ultrapassar a fasquia colocada a 5 metros, depois de Raposo Borges, numa luta que durou muitos anos.

Em Tóquio, a manhã da véspera do início dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, Tóquio 2025 foi muito movimentada nos diferentes locais de treino, com os portugueses dando sequência ao seu trabalho.

Alguns aproveitaram a oportunidade do treino no Estádio Nacional do Japão (foto inserta) e os marchadores ficaram a conhecer o circuito da sua prova, que terá partida no interior do estádio, saindo para um circuito onde cumprirá 16 voltas, para terminar no estádio.

E é essa imagem, de um estádio cheio, com publico a aplaudir, que os marchadores aguardam com expetativa e emoção, para voltarem a sentir-se como parte integrante da modalidade.

Durante a manhã, João Vieira, Joana Pontes e Vitória Oliveira sentiram o piso que irão percorrer na cidade nipónica.

Os dois primeiros nesta madrugada de sábado amanhã, nos 35 km.

Estreante nos Campeonatos, Joana sente-se bem, “desde o primeiro momento, até no processo de aclimatação, em que me fui sentindo cada vez melhor, com a humidade e com o calor. Sendo o primeiro mundial há muitas emoções e há uma grande alegria e um grande entusiasmo de poder competir aqui”, refere.

Quanto às expetativas, são “grandes, de poder fazer uma boa prova e poder lutar por uma boa classificação”. Contudo há sempre um receio latente, “com o rigor técnico, que temos em todas as competições, mas que nos mundiais é mais intenso. É uma preocupação, poder marchar o melhor possível, poder cumprir com as regras e, dentro disso poder usar o meu ritmo e fazer uma boa prova”.

No final do seu pequeno treino, João Vieira foi ainda solicitado para as entrevistas pela RTP, Antena 1 e Agência Lusa e, a culminar, respondeu, em entrevista, a um trabalho para a World Athletics, em virtude de ser um dos atletas citados nos Factos e Figuras dos Campeonatos, por ser o atleta medalhado com mais idade e por estar prestes a tornar-se o atleta com o maior número de participações de sempre nos Campeonatos.

A primeira jornada dos Mundiais inicia-se neste sábado, com os 35 km marcha a terem partida marcada para as 07h30 (23h30 de hoje), uma partida antecipada meia-hora devido às condições climatéricas.

As provas masculina e feminina efetuam-se à mesma hora. 50 atletas masculinos, 47 femininos, entre os quais os portugueses João Vieira, que bateu o recorde nacional este ano com 2h31m41s, e Joana Pontes, que este ano bateu o recorde pessoal (3h11m43s).

Antes (01h00 em Lisboa), Irina Rodrigues (63,17 metros) estará no primeiro grupo de qualificação do lançamento do disco, com outra portuguesa, Liliana Cá (65,35 m) a estar integrada no grupo B (02h40 em Lisboa). Qualificam-se para a final as atletas que alcançarem os 64 metros ou fiquem nos 12 primeiros lugares no conjunto dos dois grupos.

Às 02h55, Tsanko Arnaudov (20,38 m) tem a qualificação do lançamento do peso, estando integrado no grupo B. Seguem para a final os atletas que atingirem os 21,35 metros ou os 12 primeiros no conjunto dos dois grupos. A final do peso será ainda amanhã, a partir das 21h10 (13h10).

A jornada da tarde começará com as eliminatórias dos 3000 metros obstáculos. Etson Barros (8m12s19”) está integrado na terceira série, com partida às 10h31. São apurados para a final os cinco primeiros de cada série.

O salto em comprimento feminino tem a qualificação às 18H30 (10h30), com Agate de Sousa a tentar chegar à final no grupo B. Segue para a final as atletas que alcançarem os 6,75 m ou as primeiras 12 no conjunto dos dois grupos.

A primeira ronda dos 100 metros femininos tem sete séries e Lorene Bazolo (11,10 segundos) está na segunda série (19h02, 11h02 em Lisboa). Passam às meias-finais as três primeiras de cada série e as três mais rápidas seguintes.

Finalmente, às 20h00 (12h00), Salomé Afonso (3m59s02”) estará à partida da primeira ronda dos 1500 metros. Passam às meias-finais as seis primeiras classificadas.

Estes Campeonatos Mundiais têm transmissão na RTP 2 (e RTP Play), os resultados em direto estarão na página oficial da Athletics. Todo o dia a dia dos portugueses estará na página da FPA e nas suas páginas de redes sociais.

 

Atletismo-JoaquimSerra-12-09-2025

DR / FP Atletismo

Faleceu Joaquim Serra

 

A família do atletismo ficou mais pobre. Faleceu Joaquim Serra (11-05-1947 / 11/09/2025). Como atleta foi nove vezes recordista nacional de salto com vara, entre 4,55 e 5,02 metros, 12 vezes internacional, representou o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica.

Um companheiro de equipa (Sporting), na altura sob o comando do Mestre Moniz Pereira. Outros tempos

Após a carreira de atleta, dedicou-se ainda ao treino, formou vários atletas, que chegaram a internacionais, em diversos clubes, de Lisboa e da Margem Sul.

A Federação Portuguesa de Atletismo apresentou as suas condolências, à família enlutada e aos amigos, outro lutador que chegou aos 78 anos de vida, no que foi uma das melhores gerações de atletas.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.