Cumprindo o quinto jogo a vencer, em cinco jornadas, o FC Porto segue isolado no comando da Liga Portugal Betclic, depois de derrotar (1-0) o Nacional, com um golo obtido (31’) por Samu, na transformação de uma grande penalidade, confirmada pelo VAR.
Dominando em toda a linha (10-5 remates, dos quais 4-1 para a baliza, numa posse de bola de 67/33%) os portistas continuam em velocidade focada na liderança, sem desprimor por qualquer outra equipa, utilizando o dito português de “grão a grão enche a galinha o papo”!
Nesta quinta ronda, o Sporting deslocou-se a Famalicão – tradicionalmente complicado – entrou em campo para tentar ganhar vantagem o mais cedo possível, o que Gustavo Sá (17’) evitou e, pelo contrário, colocou a equipa famalicense em vantagem.
Sol de pouca dura porquanto Pedro Gonçalves, cinco minutos depois (22’), chegou ao empate, equilibrando o resultado, quiçá como “aviso” de nada seria “oferecido” aos leões.
No segundo tempo, Luis Suarez encontrou espaço suficiente para acelerar e colocar o Sporting a vencer (2-1), resultado que se manteve até final, num encontro em que os visitantes foram ligeiramente superiores nas estatísticas (8-8 em remates, dos quais 1-4 para a baliza, numa posse de bola de 42/58%).
O Moreirense recebeu o Rio Ave e venceu (3-1), num encontro em que as estatísticas foram a seu favor, ainda que os golos só tenham aparecido na segunda parte.
Travassos (46’) abriu o marcador, tendo Marcelo (61’) aumentado para 2-0 e Alan (69’) resolveu o triunfo ao fazer o 3-0. A. Luiz (84’) obteve o único golo do Rio Ave.
As estatísticas também confirmaram a supremacia da equipa da casa (15-15 remates, dos quais 8-6 para a baliza, numa posse de bola de 53/47%).
O Estoril recebeu e venceu (3-1) o AVS SAD, também com quase tudo favorável (16-12 remates, com 4-4 para a baliza e uma posse de bola de 53/47%), tendo Lominadze aberto (12’) o marcador, João Carvalho aumentou para 2-0 (28’) e Richard Sanchez fez o 3-0 (52’), com Spencer Marques a obter (78’) o golo de honra do AVS.
O Sporting de Braga perdeu (0-1) ante um Gil Vicente mais “afoito”, que fez o resultado no primeiro tempo (45+2’) com um golo alcançado por Pablo, numa estatística mais aos bracarenses (8-10 em remates, com 6-5 para a baliza e uma posse de bola de 64/36%) mas que não evitaram a derrota caseira.
Triunfo forasteiro também foi o alcançado pelo Guimarães, na deslocação ao Estrela da Amadora, com golos marcados por Nelson Oliveira (33’) e Ndoye (90’), com os vitorianos a rematar mais (13-7, dos quais 6-1 para a baliza), numa posse de bola de 59/41% para o Estrela, sem “genica” para dar a volta ao resultado.
Ainda a vencer fora esteve o Casa Pia, que foi a Arouca vencer (2-0) a equipa local, com golos obtidos por Cassiano (14’) e Albino (67’), ainda que os arouquenses tenham tido maior vantagem estatística, como o provam os remates (10-8) e a posse de bola (65/35%), tendo a formação lisboeta rematado mais (4-3) para a baliza.
Na classificação, o FC Porto soma 15 pontos, à frente do Sporting e do Moreirense, ambos com 12.
A próxima ronda inicia-se na sexta-feira, com o Rio Ave-FC Porto, enquanto o AVS SAD recebe o Benfica e o Sporting joga em casa na segunda-feira da semana que vem.