Segunda-feira 01 de Maio de 6316

Sara Moreira e João Almeida no europeu de pista coberta

fpatletismo logo novoO trio formado por Sara Moreira, João Almeida e Yazaldes Nascimento foram as figuras em destaque no Campeonato Nacional de Equipas, em pista coberta, face a terem obtido os mínimos para participarem no europeu de pista coberta, daqui a quinze dias, em Praga.

Na segunda e última jornada do campeonato, este domingo, a atleta do Sporting venceu os 3.000 metros com o tempo de 8.56,83 (9.10,00 de mínimo), pelo que poderá esta na República Checa a defender o título de campeã europeia que alcançou em Gotemburgo, há dois anos, pese embora tenha presença certa na Maratona de Londres, em 26 de Abril (juntamente com Dulce Félix), pelo que a certeza da presença no europeu só surgirá esta segunda-feira.

João Almeida (Benfica), recordista nacional da prova, também conquistou o direito de estar na República Checa depois de vencer os 60 metros barreiras com 7,75 (mínimo de 7,78), sendo que Yazaldes tenha alcançado o mesmo desiderato na primeira jornada, ao vencer os 60 metros com 7.60. Se Sara Moreira participar, a comitiva portuguesa será de oito atletas, dentro da previsão federativa, que apontava para uma dezena de atletas.

Entretanto, Patrícia Mamona melhorou a sua marca (13,95) da presente época ao ganhar com um triplo salto a 14,10, confirmando o mínimo para o europeu.

Para além destes quatro também, já confirmaram os registos para Praga os varistas Edi Maia e Diogo Ferreira e os triplistas Nelson Évora e Susana Costa.

O benfiquista Tiago Pereira foi outro atleta em destaque, ao vencer o salto em altura com 2,17, um novo recorde nacional de sub-23, mais um centímetro do que alcançar quando igualara Paulo Conceição a 2,16.

Arnaldo Abrantes (Benfica), com 21,44 nos 200 metros, Tsanko Arnaudov (Benfica), com 19,19 no peso, Cátia Azevedo (Sporting), com 24,44 nos 200 metros e Salomé Afonso (Sporting), com 2.09,66 minutos nos 800 metros também estiveram em evidência ao alcançarem as melhores marcas nacionais do ano.

Em termos colectivos, como se esperava, o Benfica – que venceu as 14 provas do programa – ganhou no sector masculino, somando 112 pontos (foi o quarto título consecutivo) e o Sporting conquistou – com 12 vitórias – o feminino, com 109,5 (o 20º título em 21 possíveis).

A Juventude Vidigalense surpreendeu ao sagrar-se vice-campeão nacional à frente do Sporting, com 75 pontos, mais um que os leões (masculino) e também no feminino, superiorizando-se ao Benfica, chegando aos 77,5, mais ponto e meio que as benfiquistas.

© 6316 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.