Quarta-feira 17 de Setembro de 2025

Portugal perdeu com EUA no Mundial de Voleibol

Voleibol-Mundial-15-09-2025

FPVoleibol

Perdendo o jogo frente aos Estados Unidos da América, no segundo jogo da Pool D, Portugal terá de vencer a Colômbia – a outra equipa do mesmo grupo, que ainda não tem pontos ganhos – para poder ser apurado para os oitavos de final do mundial de Voleibol, que decorre nas Filipinas.

Os Estados Unidos da América reforçaram a liderança da Pool D, assegurando desde logo o apuramento para os oitavos de final, ao vencer por 3-0 (25-19, 25-22 e 25-17) Portugal no segundo jogo do grupo.

Ciosos da liderança no grupo, alcançada logo no primeiro dia de competição, os Estados Unidos, 6ºs no ranking mundial e campeões da NORCECA em 2023, não facilitaram, mantendo sempre o mesmo sete titular frente à equipa lusa. Frente à medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal deu novamente nas vistas e só no terceiro set é que os norte-americanos conseguiram desequilibrar o marcador.

A segunda vitória por 3-0 dos EUA no torneio coloca-os no topo da classificação da Pool D, com seis pontos. Com este resultado, já não podem ser alcançados nem pela Colômbia, que não tem pontos nem vitórias, nem por Portugal, que, mesmo que consiga igualar os seis pontos e duas vitórias dos americanos na terceira ronda, continuaria atrás no critério de desempate do rácio de sets.

Ou seja: para se apurar para a fase seguinte, a seleção nacional de seniores masculinos tem de vencer, na quarta-feira (03h00, em direto na RTP), a Colômbia e esperar que não haja um golpe de teatro e que Cuba consiga vencer pela margem máxima os norte-americanos.

Um quadro que não parece muito realista, tendo em conta a forma como as duas seleções jogaram contra Portugal, pelo que o mais importante é que a seleção de todos nós derrote a Colômbia, de preferência pela diferença maior.

Este é o panorama depois de, no outro jogo do grupo, Cuba ter derrotado a Colômbia pela margem máxima (3-0: 25-22, 25-21 e 25-20) e continuar a sonhar com o apuramento. Para isso, precisa de vencer os Estados Unidos da América por 3-0. Se triunfar por 3-1, haverá contas a fazer; se vencer por 3-2 e Portugal derrotar a Colômbia pela margem máxima, os cubanos ficam pelo caminho…

No final, o selecionador nacional explicou que a equipa não conseguiu desenvolver o seu jogo muito por mérito dos Estados Unidos, que “estiveram muito bem no serviço” e mostraram claramente que “vinham para nos pressionar” e conseguiram manter “essa consistência ao longo de todo o jogo”.

João José comentou ainda que, apesar de a equipa ter tido uma reação no segundo set, voltaram a ser pressionados pelo serviço norte-americano e não conseguiram contrariar o jogo adversário.

O selecionador nacional classificou o próximo jogo com a Colômbia como “um tudo ou nada“, acrescentando que “jogámos bem no primeiro jogo e continuamos a ser os mesmos” que venceram Cuba, pelo que “temos de continuar a trabalhar” para atingir aquele que foi sempre o objectivo principal, “o apuramento para a fase seguinte”.

Nos oitavos de final, os dois primeiros classificados da Pool D cruzam com os dois primeiros da Pool E (Alemanha, Bulgária, Eslovénia e Chile).

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.