A Fundação do Desporto celebrou o 30º aniversário de vida no emblemático Convento de Jesus, em Setúbal, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que presidiu a um momento de homenagem a todos os que acreditam no poder transformador do desporto.
A Fundação do Desporto é uma entidade pública. Desta organização fazem parte entidades públicas e privadas, organizações de cúpula do universo do Desporto nacional, bem como algumas das maiores e mais prestigiadas empresas nacionais, ou multinacionais com sede em Portugal.
Esta celebração constituiu um marco de especial significado, representando três décadas de compromisso e apoio ao desenvolvimento do Desporto em Portugal.
Marcaram presença na sessão Membros e ex-Membros de Governo, Presidentes e ex-Presidentes de Câmara Municipal, Presidentes e ex-Presidentes de organizações desportivas de topo, administradores e ex-administradores de empresas nacionais e algumas internacionais que, em determinado período, integraram os órgãos sociais desta Fundação a quem se prestou uma justa homenagem nesta data.
O evento constituiu um momento de reconhecimento a todos os que, ao longo destas três décadas, contribuíram para afirmar o Desporto como um bem público, motor de coesão social, de saúde, de educação e de progresso.
Constituída em 1995, a Fundação do Desporto nasceu de uma ideia lançada em 1988, por iniciativa do então Ministro da Educação, Roberto Carneiro, e de Júlio Miranda Calha, tendo a ativação sido feita ainda no ano de 1991, quando Roberto Carneiro subscreveu o despacho da criação de uma Comissão Promotora da Fundação de Apoio ao Desporto, nomeando o então Diretor-Geral dos Desportos, Arcelino Mirandela da Costa, para, com o também então presidente do Comité Olímpico de Portugal, comandante José Vicente Moura, e um representante da RTP, para a referida comissão, com a função de criar o edifício jurídico da Fundação.
Mas só a 26 de setembro de 1995, por iniciativa do XII Governo da República Portuguesa, foi criada a Fundação do Desporto por Resolução do Conselho de Ministros nº 43/95, com o primeiro-ministro, na altura Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, a confiar à ministra Manuela Ferreira Leite, a responsabilidade do Registo em Cartório Notarial e a respetiva Escritura, instituindo formalmente esta organização.
Ao longo de 30 anos, a Fundação do Desporto apoiou atletas, clubes, federações; promoveu a investigação, a inovação e as Ciências do Desporto; incentivou a inclusão e integração social; contribuiu para que o Desporto se afirme como um direito e uma oportunidade para todos.
Este percurso é também reflexo de uma visão mais ampla: a do setor fundacional que, em Portugal e na Europa, se revelou indispensável. As Fundações fazem parte da História viva das nossas sociedades e dos seus povos. As Fundações ajudam a edificar projetos e soluções de inovação e de empreendedorismo social que sem elas não seria possível.
São entidades que inovam, que constroem redes de solidariedade, que acrescentam valor à missão do Estado, com quem trabalham articuladamente, combatendo desigualdades, transformando realidades… sendo a Fundação do Desporto uma expressão desse contributo!
Durante a cerimónia, o Governo anunciou investimentos financeiros para o desenvolvimento do desporto português, dos quais 10 milhões serão destinados à modernização dos Centros de Alto Rendimento (CAR) e à sua projeção a nível mundial, colocando Portugal num patamar mais elevado no panorama internacional.
Neste contexto, o Governo destacou a Fundação do Desporto como um parceiro fundamental e valioso para o crescimento, a notoriedade e a afirmação do desporto nacional.
O evento foi marcado por várias intervenções institucionais que deram voz à diversidade de atores que têm construído a história do desporto em Portugal, com membros atuais e anteriores da Fundação do Desporto a evocaram o percurso da instituição e a importância do trabalho desenvolvido ao longo de três décadas.
A que se juntaram autarcas (em especial das zonas onde estão funcionam os CAR’s) presentes, vindos de diferentes regiões do país, que sublinharam o papel da Fundação como parceira no desenvolvimento regional, na promoção do desporto e na modernização de infraestruturas desportivas.
Personalidades do setor desportivo recordaram momentos de cooperação, inovação e internacionalização alcançados com o apoio da Fundação.
“Ao longo dos seus 30 anos de existência, a Fundação do Desporto tem desempenhado um papel fundamental na promoção, apoio e valorização da atividade desportiva em Portugal”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Valente Martins, salientando que “a história da Fundação é também a história da modernização do Desporto português, numa articulação que tem sabido unir tradição, inovação e responsabilidade social”.
O Presidente do Conselho de Fundadores e Curadores da Fundação do Desporto, António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, na sua alocução em nome da entidade, afirmou que “entrar na quarta década de vida é reafirmar o compromisso de colocar o desporto ao serviço das pessoas, promovendo saúde, educação, inclusão e afirmando Portugal no panorama internacional”.
O encerramento coube à intervenção da Ministra Margarida Balseiro Lopes, que salientou a importância da Fundação como instrumento fundamental de coesão, desenvolvimento e inclusão social através do desporto, destacando a necessidade de apostar em inovação, conhecimento e cooperação para preparar o futuro.
Depois de se recordar António Marques Mendes, primeiro presidente da Fundação (1995), tendo o filho, Luís Marques Mendes, recebido a lembrança apropriada ao evento, seguiu-se outro momento simbólico da celebração com a homenagem prestada a Ana Margarida Caetano, Secretária da Direção da Fundação do Desporto há 30 anos. Reconhecida pelo seu trabalho de extremo valor e pelo espírito de missão com que tem servido a Fundação desde a sua génese, reconhecendo a dedicação e continuidade que marcaram o percurso da instituição.
Outras individualidades da História da Fundação até aos dias de hoje também foram distinguidos, como a Ministra da Educação do XII Governo Constitucional, Manuela Ferreira Leite, ex-Ministra da Educação do XII Governo Constitucional, que instituiu a Fundação do Desporto (Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/95), representada pela sua irmã, Margarida Dias Ferreira.
Ainda os Presidentes do Conselho de Fundadores e Curadores, como José Vieira de Carvalho (ex-Presidente da Câmara Municipal da Maia), já falecido – o primeiro presidente deste órgão – representado pelo filho, Francisco Vieira de Carvalho e a viúva; António Bragança Fernandes, ex-Presidente da Câmara Municipal da Maia; o atual presidente António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia; Vice-Presidentes, Carlos Paula Cardoso e Ilídio Trindade (ex-Presidente e ex-Vice-Presidente da Confederação do Desporto de Portugal).
Vogais do Conselho de Fundadores e Curadores agraciados como Álvaro Palma de Araújo (Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António); Pedro Pina (Vereador da Câmara Municipal de Setúbal); Ricardo Gonçalves (Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, IP); Fernando Gomes (Presidente do Comité Olímpico de Portugal); Daniel Monteiro (Presidente da Confederação do Desporto de Portugal).
Do grupo dos Fundadores e curadores (tecido empresarial), como Hugo Barbosa (Diretor da Renault Portugal, SA); Ricardo Oliveira (ex-Diretor da Renault Portugal, SA); Vítor Lima (CEO da Travel4Sports do Grupo COSMOS), em representação de João Matias (CEO da COSMOS – Viagens e Turismo, SA); Nuno Pires (Diretor dos Jogos Santa Casa / Santa Casa da Misericórdia de Lisboa); Maria João Matos (Diretora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa); Gonçalo Jesus (Administrador da SAUSPORT / 4MOOVE); Luís Liberato (Diretor da Câmara Municipal de Setúbal); Manuel Costa e Oliveira (ex-Secretário-Geral do Comité Paralímpico de Portugal; ex-Secretário de Estado da Agricultura).
Os presidentes do Conselho de Administração, como António Marques Mendes, representado pelo seu filho Luís Marques Mendes; José Nobre Ferreira; Carlos Marta Gonçalves; Paulo Frischknecht e Susana Feitor (atual).
Vice-Presidentes e Vogais do Conselho de Administração – Augusto Baganha (ex-Presidente do IPDJ, IP), Paulo Miraldo (ex-Administrador do Grupo EDP), João Marrana (ex-Assessor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Anabela Sousa Reis (ex-Vice-Presidente da Confederação do Desporto de Portugal), Teresa do Passo (ex-Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Carlos Maio (Diretor da Radio e Televisão de Portugal, SA), Carla Alexandra Silva (Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, IP), Vitor Pataco (ex-Presidente do IPDJ, IP), Sandro Araújo (Vice-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal), Manuel Brito (ex-Presidente do Instituto Nacional do Desporto, IP), José Vicente de Moura (ex-Presidente do Comité Olímpico de Portugal), Pedro Sousa Ribeiro (ex-Membro da Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal) e João Bacalhau (ex-Membro da Confederação do Desporto de Portugal), falecido, representado por sua filha, Maria João Bacalhau.
Órgãos de Fiscalização, Comissão de Vencimentos, Comissões Especializadas e Serviços Administrativos: José Manuel Araújo (Conselho Fiscal, em representação do Comité Olímpico de Portugal), Sónia Paixão (Comissão de Vencimentos, Vice-Presidente do IPDJ, IP), Lídia Praça (Comissão de Vencimentos, em representação do Conselho Diretivo do IPDJ, IP), Francisco Banha (Fiscalidade, Finanças e Contabilidade; Gesbanha, SA), Vitor Almeida (Fiscal Único / ROC), Artur Madeira (ex-Secretário-Geral da Fundação do Desporto), Paulo Marcolino (Diretor Executivo da Fundação do Desporto), João Paulo Bessa (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento em representação do Comité Olímpico de Portugal), Humberto Santos (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento; ex-Presidente do Comité Paralímpico de Portugal; ex-Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação), Isaura Morais (Comissão Especializada para os Centros de Alto Rendimento, representando a Associação Nacional de Municípios Portugueses; ex-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior; Deputada à Assembleia da República).
Ainda especialistas que muito contribuíram para a consolidação da Fundação do Desporto, como: Diogo Guia (Chefe de Gabinete Secretário de Estado do Desporto / XIX Governo Constitucional), Margarida Dias Ferreira (Advogada), Francisco Bolota Belchior (Advogado), André Pardal (Advogado), Carla Coelho (Advogada, Gesbanha, SA) e Florbela Dias (Economia e Finanças, Gesbanha, SA).
Nos Autarcas: André Valente Martins (Presidente da Câmara Municipal de Setúbal), António Silva Tiago (Presidente da Câmara Municipal da Maia), Álvaro Palma de Araújo (Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António), António Camilo (Presidente da Câmara Municipal da Golegã), representado por Diogo Rosa, Vice-Presidente, Manuel Sequeira (Presidente da Câmara Municipal da Nazaré), Jorge Sampaio (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia), João Lopes Candoso (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior), Isaura Morais (ex-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e Deputada da Assembleia da República), Walter Chicharro (ex-Presidente da Câmara Municipal da Nazaré e ex-Deputado da Assembleia da República), José Maria Costa (ex-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi Secretário de Estado do Mar).
Quanto a membros do governo e ex-governantes: Vasco Lynce (ex-Secretário de Estado do Desporto), Hermínio Loureiro (foi Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Secretário de Estado do Desporto e Secretário de Estado do Desporto e Reabilitação), Laurentino Dias (ex-Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Alexandre Mestre (ex-Secretário de Estado do Desporto e Juventude), Tiago Brandão Rodrigues (ex-Ministro da Educação, com a tutela do Desporto) e Margarida Balseiro Lopes (Ministra da Cultura, Juventude e Desporto).