Segunda-feira 06 de Outubro de 2025

Carolina Duarte sagrou-se campeã do Mundo de Atletismo nos 400m

CPP-MundiaisAtletismoWPA-05-10-2025

CPP

Carolina Duarte conquistou, este domingo, a medalha de ouro na final dos 400 metros T13 dos Campeonatos do Mundo de Atletismo Paralímpico (WPA), terminando a prova em 57,08 segundos.

Com uma corrida irrepreensível, marcada por garra e determinação, a atleta controlou sempre o ritmo das adversárias e garantiu o 1º lugar, acrescentando uma nova página de glória ao desporto paralímpico nacional.

“Estou feliz, obviamente. Eu não estava à espera de ganhar o ouro, confesso. Em agosto as expectativas eram um terceiro lugar, eventualmente, porque tive uma bronquite. Mas chegar aqui e ganhar o ouro é espetacular. Passar aquela linha de meta em primeiro … Já tinha três ou quatro pratas em Mundiais, agora, finalmente, um ouro”, partilhou Carolina, emocionada e feliz após a prova.

A atleta sublinhou que este resultado, embora simbólico, não define uma carreira construída com resiliência, determinação e superação:

“Um ouro ou uma prata não definem a minha carreira, mas claro que fico contente por conseguir um ouro. É um prémio aos 35 anos. Estou muito contente, sim.”

Com mais de duas décadas dedicadas ao atletismo, Carolina Duarte deixou também uma mensagem de inspiração às novas gerações:

“Faço atletismo há 21 anos e só cheguei agora ao ouro. Os bons resultados não acontecem do nada. Não vêm do acaso, nem da sorte. É preciso trabalhar muito. Uns precisam de mais anos, outros de menos, mas é sempre o trabalho, a determinação e o acreditar. Não há impossíveis. Acima de tudo estou muito feliz pelo caminho que fiz até aqui.”

A neutral Mariia Ulianenko conquistou a medalha de prata, com 58,31 segundos, e o bronze ficou na posse da nipónica Mana Sasaki, com 59.39 segundos.

Entretanto, Tatiana Couto, jovem atleta de 16 anos, concluiu a sua participação nos Mundiais no 12º lugar na final do salto em comprimento T20, com a marca de 5,01 metros, enquanto Ana Filipe alcançou a marca de 5,33 metros — a sua melhor da época — e terminou na 7ª posição.

Na final dos 200m T51, Hélder Mestre mostrou determinação, cruzando a meta no 4º lugar, com 46,17 segundos.

 

Diogo Daniel vice-campeão europeu de pares no Badminton

 

CPP-Europeu Badminton-05-10-2025

CPP

A dupla Diogo Daniel e Mathieu Thomas (França) conquistou a medalha de prata na categoria SL3-SL4 Nos Europeus de Badminton, na Turquia.

Na final, frente à dupla Oleksandr Chyrkov (UCR) e Dilan Jacobsson (SUE), os dois atletas perderam por 0-2 (9-21 e 13-21), depois de um percurso brilhante rumo ao pódio.

Entretanto, Beatriz Monteiro conquistou a medalha de prata no Europeu de Badminton, que decorre na Turquia.

Na final da classe SU5, a atleta portuguesa defrontou a francesa Maud Lefort, perdendo por 0-2 (13-21 e 15-21), após um percurso notável até à derradeira partida.

Mais um grande desempenho da nossa atleta que continua a elevar o nome de Portugal no panorama internacional.

Os atletas portugueses conquistaram, assim, cinco medalhas:

Diogo Daniel foi bronze em singulares SL4;

Beatriz Monteiro/Hillevi Salomonsson (SWE) foram bronze em Pares Senhoras SL3-SU5;

Gonçalo Batista/Andrew Davies (SCO) conquistaram o bronze em Pares Homens SH6.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.