Quarta-feira 08 de Outubro de 2025

Seleções nacionais em movimento para o mundial de Triatlo na Austrália

Triatlo-Mundial-Australia - 07-10-2025

FPT

Por grupos, as equipas nacionais selecionadas para o Mundial de Triatlo (WTCS e WTPC) estão a caminho da cidade de Wallongong (Austrália) para participarem em mais uma edição destas competições, que terão lugar entre 16 e 19 deste mês de outubro.

A convocatória recaiu nos seguintes atletas:

Elite Masculino – Vasco Vilaça (Benfica), Ricardo Batista (Clube de Natação de Torres Novas) e

Miguel Tiago Silva (Clube Olímpico de Oeiras)

Elite Feminina – Maria Tomé (Clube de Natação de Torres Novas)

Sub23 Masculino – João Nuno Batista (Clube de Natação de Torres Novas)

Sub23 Feminino – Inês Rico (Clube Olímpico de Oeiras)

Júnior Masculino -Tomás Figueiredo (Clube Olímpico de Oeiras)

Júnior Feminino – Cassilda Carvalho (Clube de Natação de Torres Novas)

Paratriatlo Masculino – Filipe Marques (Sporting)

Enquadramento Técnico e Diretivo – Bruno Salvador (Comissão Técnica Nacional), Bruno Pais (Comissão Técnica Nacional), Paulo Antunes (Técnico Nacional), André Campos (Técnico Nacional), Vasco Pessoa (Massagista) e Fernando Feijão (Presidente Federação).

Recorda-se que João Nuno Batista e Maria Tomé garantiram dois lugares dentro do top-10 em Weihai, na China, na penúltima prova do campeonato do mundo.

No setor masculino, João Nuno Batista foi oitavo classificado, completando a distância olímpica (1,5km/ 40km/ 10km) em 1h41m17s. Para a história fica também a realização do segundo melhor parcial de corrida, superando mesmo o vencedor, o suíço Max Studer.  Miguel Tiago Silva terminou na 34ª posição.

No feminino, Maria Tomé conseguiu um lugar entre as dez melhores, ao terminar em 10º lugar, em 1h53m52s, repetindo o feito que já tinha alcançado em Yokohama. A prova foi ganha pela britânica Beth Potter.

Com apenas mais uma prova por disputar — a grande final em Wollongong (Austrália) — a luta pelo título mundial está ao rubro.

Na tabela masculina, Matthew Hauser lidera com vantagem, seguido por Miguel Hidalgo e Vasco Vilaça. Já Ricardo Batista, por motivos de saúde, não participou na prova chinesa, o que lhe valeu a saída do top-10, seguindo agora na 11ª posição.

Entre as mulheres Beth Potter segue na liderança, enquanto Maria Tomé deu um salto para o 14º posto.

Triatlo-CandidaturaComiteAtletas-World-07-10-2025

FPT

Melanie Santos candidata ao Comité de Atletas da World Triathlon

A triatleta portuguesa Melanie Santos é uma das 23 candidatas ao Comité de Atletas da World Triathlon 2025, organismo que representa a voz dos atletas junto da federação internacional e que terá eleições entre 15 de setembro e 17 de outubro.

A lista de candidatos integra 18 atletas de elite e 5 paratriatletas, assegurando uma representação equilibrada de género (12 mulheres e 11 homens), diferentes continentes, níveis de experiência e realidades competitivas distintas.

No caso português, a presença de Melanie Santos representa um marco importante, colocando um rosto nacional no centro das decisões internacionais do triatlo. O Comité de Atletas é composto por 10 membros – com critérios específicos para garantir diversidade, incluindo a obrigatoriedade de representação de todas as cinco confederações continentais, dois paratriatletas (um de cada género) e a limitação de género entre os oito atletas de elite.

Quem pode votar: todos os atletas elegíveis, ou seja, aqueles que tenham competido em provas oficiais do World Triathlon (incluindo Taças do Mundo, Campeonatos da Europa/Mundo e eventos de paratriatlo reconhecidos).

Como votar: o voto é feito online e de forma anónima, através de uma plataforma disponibilizada pelo World Triathlon.

Datas chave:

15 de setembro de 2025 – abertura da votação online;

17 de outubro de 2025 – encerramento da votação;

19 de outubro de 2025 – anúncio oficial dos resultados em triathlon.org.

O Presidente do World Triathlon destacou que esta eleição é um passo essencial para o futuro da modalidade, afirmando que “é inspirador ver atletas experientes, medalhistas olímpicos e paralímpicos e talentos de federações mais pequenas quererem servir o triatlo e ajudar-nos a construir o futuro do desporto”.

Com esta candidatura, Melanie Santos junta-se a nomes de referência mundial e reforça a presença de Portugal nas grandes decisões do triatlo internacional.

 

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.