Sábado 08 de Novembro de 2025

Contratos assinados no COP para requalificação e apetrechamento dos Centros de Alto Rendimento

COP-CARs-Fundação-06-11-2025

COP

Esta quinta-feira, a sede do Comité Olímpico de Portugal foi palco de mais alguns passos na operacionalização do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028, com a assinatura de contratos para a reabilitação e apetrechamento dos Centros de Alto Rendimento (CAR), que mobilizam dez milhões de euros do pacote total de €65 milhões contratualizados entre o Governo, o COP e o Comité Paralímpico de Portugal.

Na oportunidade, assinados contratos referentes aos CAR da Maia, Viana do Castelo e Vila Real de Santo António, ficando para data posterior a assinatura do contrato relativo ao CAR do Pocinho.

No âmbito da requalificação do CAR da Maia foi assinado o documento por uma das partes que utiliza as instalações, a Federação Portuguesa de Atletismo, representada pelo presidente, Domingos Castro. O Município e a Federação de Ginástica de Portugal mais tarde.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou o contrato que beneficiará o CAR que serve as modalidades de Bodyboard, Longboard e Surf.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, representada pelo presidente, Álvaro Palma de Araújo, assinou o contrato para a requalificação do CAR dedicado ao Atletismo, mas que também serve as modalidades de Futebol, Judo, Natação e Triatlo.

O presidente do COP, Fernando Gomes, manifestou-se “muito agradecido” por ter sido dado mais um passo na missão de “ajudar a melhorar as condições para que os atletas tenham a melhor preparação possível para representarem Portugal, nomeadamente naquele que é o patamar da excelência dos Jogos Olímpicos de 2028.”

O presidente do COP voltou a reafirmar a importância do apoio que é dado aos atletas com estatuto de esperanças olímpicas, que foi estendido a mais 40 atletas, desde julho, tendo destacado igualmente o papel desempenhado pelas autarquias no desenvolvimento do desporto, em Portugal.

O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, considerou serem estes contratos “um investimento robusto, essencialmente focado em melhorar de forma significativa” as condições para os atletas de alto rendimento “se prepararem de forma conveniente e também, através da participação das federações”, ser possível “melhorar o apetrechamento” dos CAR.

Pedro Dias destacou e agradeceu a disponibilidade mostrada pelo Comité Olímpico de Portugal para “fazer a gestão destes recursos”.

Em setembro passado tinham sido firmados os primeiros cinco contratos com os CAR de Anadia – onde decorreu a cerimónia e que alberga o Ciclismo, a Ginástica e o Judo, Caldas da Rainha (Badminton), Golegã (Equestre), Montemor-o-Velho (Remo e Canoagem) e Rio Maior (Desmor). Assinaram o documento os representantes dos Municípios onde se situam os CAR, as Federações Desportivas e o COP, como organismo coordenador do processo.

Os contratos resultam de um processo coordenado pelo COP, em articulação com a Fundação do Desporto, os CAR e as respetivas federações. A execução será acompanhada por mecanismos de monitorização e avaliação de impacto, garantindo rigor e transparência na aplicação dos fundos.

A requalificação prevista pelo Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo abrange os CAR de Anadia, Caldas da Rainha, Golegã, Maia, Montemor-o-Velho, Nazaré, Peniche, Rio Maior, São Jacinto (Aveiro), Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real de Santo António – de fora deste processo fica o CAR do Jamor, por ser gerido diretamente pelo IPDJ.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.