Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Ginástica Artística – Filipa Martins extraordinária (8ª) no europeu

filipamartinsClassificando-se num extraordinário 8º lugar na final all around do europeu que está a decorrer em Montpellier (França), Filipa Martins alcançou o seu segundo maior êxito da carreira, depois do 16º na final do mundial do ano passado, resultados nunca antes conseguidos por qualquer ginasta portuguesa nesta disciplina.

Por outro lado, Filipa conseguiu ainda fazer melhor uma milésima (54,699) do que tinha alcançado na qualificação (54,698), pelo que elevou o seu ego, só sendo pena que não tenha sido apurada para qualquer uma das finais individuais, que este sábado e domingo se efectuam, estando apenas como primeira reserva nas paralelas assimétricas, podendo ter a “chance” de, se faltar alguém, poder entrar.

Recorde-se que Filipa, no europeu de 2013, obteve o 13 lugar na final all around, pelo que melhorou substancialmente em apenas dois anos, o que demonstra a sua força de vontade e, em especial, qualidades excelentes.

Filipa somou 13,833 pontos na trave, 13.733 nas paralelas assimétricas, 13,300 no cavalo e 13,833 no solo, selando o 8º lugar com uma vantagem de apenas trinta e três centésimos da 9ª, Martina Rizzelli, que ganhou na última prova, no solo.

A russa Maria Kharenkova, que foi a melhor na qualificação (57,698), não conseguiu repetir a proeza final e foi batida pela suíça Giulia Steingruber, que ganhou a medalha de ouro com 57,873 contra os agora 57,132 alcançados por Maria, que ficou com a de prata. Bronze para a britânica Elissa Downie, com 56,623.

Mais um resultado magnífico para a ginástica portuguesa, a confirmar que, trabalhando-se mais e melhor, também se podem obter resultados fantásticos.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.