Segunda-feira 26 de Janeiro de 2026

Honra frente à Noruega para tentar chegar às meias-finais do europeu de Andebol

Andebol-Europeu-25-01-2026

FAP – © Saša Pahič Szabó / kolektiff

Portugal caiu no Main Round, com uma pesada derrota frente à congénere francesa. No entanto, com a resiliência que já demonstraram por inúmeras vezes, os Heróis do Mar pretendem contornar este resultado e, para isso, têm de demonstrar o seu melhor andebol.

Pelo que o encontro desta segunda-feira, frente à Noruega (14h30 em transmissão direta na RTP1) assume-se como que um jogo de “vida ou morte” para atingir o patamar das meias-finais. Onde tudo terá de estar perfeito … ou quase!

Portugal tem dois pontos, os mesmos que Noruega e mais dois que Espanha, pelo que só uma vitória poderá deixar a equipa nacional em situação favorável para conquistar a melhor classificação de sempre, o top-5 da competição, superando o 6º lugar, alcançado em 2020.

Os Heróis do Mar partem para este encontro em desvantagem no confronto direto com os nórdicos, já que nos sete encontros oficiais contra a Noruega, os lusos perderam por quatro ocasiões, embora no último embate entre as duas equipas, há um ano atrás, no mundial, Portugal se tenha batido de forma exemplar e conquistado uma importante vitória que culminou em quatro pontos no Main Round para os portugueses.

Rui Silva, capitão da seleção nacional, analisou a situação em que Portugal se encontra, mas realçou o espírito combativo do grupo face às duas derrotas sofridas, tendo afirmando que “o grupo se encontra um pouco frustrado por aquilo que aconteceu ontem, porque não estávamos à espera de perder, muito menos de perder da forma como perdemos. Acredito que depois destas 24 horas já estamos a focar-nos para aquilo que é a Noruega, e acredito que neste momento está toda a gente focada para se preparar da melhor forma, porque ainda sendo possível a luta pelo 5º-6º lugar, vamos acreditar até ao fim, e é aí que nos temos de focar.

“Acredito que vamos aparecer de outra forma e acredito que depois do jogo que tivemos vamos querer mostrar outra imagem e ao mostrar outra imagem também acredito que estejamos mais perto de ganhar e ainda acreditar em concretizar esse objetivo.”

O internacional português abordou o adversário, as armas que estes possuem e, ainda, como os lusos podem combater olhos nos olhos frente a este adversário, dizendo que “é uma seleção com muita qualidade, como a maioria das que temos de defrontado, que vai optar por um jogo rápido, intenso, uma defesa agressiva, provavelmente jogar muito 7×6, e nós aí vamos ter que nos adaptar bem, principalmente na defesa. Estar mais focados e defender melhor que aquilo que fizemos no jogo com a França. No ataque também não podemos errar tanto e permitir que o adversário faça golos fáceis, por isso acredito que vai ser um jogo complicado, um jogo intenso, mas acredito que vamos estar preparados.”

Recorde-se que Portugal está na penúltima posição da Main Round I, e conta com uma vitória e duas derrotas (Alemanha e França).

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.