Segunda-feira 26 de Janeiro de 2026

Sara Ferreira e Natacha Candé com recordes nos nacionais de provas combinadas em Braga

Atletismo-PC-Sara-25-01-2026

FPAtletismo

A queda de dois recordes nacionais e um conjunto de resultados de bom nível deram a positividade que se desejava aos Nacionais de Provas Combinadas – escalões sub-18 a sub-23 – que a Federação Portuguesa de Atletismo levou a efeito no Altice Fórum, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga.

Sara Ferreira e Natacha Candé foram as estrelas da tarde deste domingo, ao melhorarem os recordes nacionais, em pista curta, dos 60 metros barreiras e do pentatlo.

A primeira (Vitória de Guimarães) a fazer 8,36 e subindo ao topo do pódio nacional (categoria de sub18), destronando o registo de 8,41 que pertencia a Marisa Vaz Carvalho desde 2016, atleta que (filha de Joaquim Carvalho, irmão do olímpico José Carvalho) reunia qualidades natas para progredir muito, mas que optou por aproveitar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e seguir, mais tarde, uma outra carreira profissional, na altura em que não se pensava nas carreiras duais e de maior apoio.

Sara fechou a competição ainda como campeã nacional do pentatlo (4109 pontos), também um novo recorde nacional, que (4040) pertencia a Natacha Candé desde 2024.

Além da marca nos 60m barreiras, Sara Ferreira fez 1,73 m (alto em altura), 11,46 m (lançamento peso), 6,06 m (salto em comprimento), recorde nacional do escalão sub-18 e cumpriu os 800 m em 2.31,28. Subiram também ao pódio para a medalha de prata Rita Moura (GRE-AA) com 3396 pontos, e o bronze foi para Carolina Cardim (AFS) com 3170 pontos.

Natacha Candé (Juventude Ilha Verde) voltou a sagrar-se campeã com 4197 pontos, numa prova onde demonstrou grande regularidade ao longo das cinco disciplinas – e onde estabeleceu o recorde nacional da sua categoria e dos Sub-23. O segundo lugar foi ocupado por Inês Pedro (AMONT) com 3323 pontos, enquanto Martina Gutierrez (CAOV) garantiu a medalha de bronze com 2953 pontos.

No heptatlo masculino (sub-18) João Matos (GDP-L) foi o vencedor, com 5267 pontos numa prestação mais forte que a concorrência. Ao rubro esteve o segundo lugar: Yunilson Brito (SCP), que terminara o primeiro dia em terceiro, subiu ao segundo posto finalizando com 4573 pontos. Ainda assim, e de acordo com os regulamentos, foi Pedro Marcelino (JV) com 4441 pontos que levou a prata e Pedro Silva (SLB) o bronze, com 4153 pontos, tendo em conta as nacionalidades de Yunilson Brito (angolano) e Joel Santana (espanhol).

No heptatlo Sub-20 masculino, Denis Hrabar (Benfica), com 5343 pontos, foi o vencedor, ficando apenas a 9 pontos do recorde nacional do escalão. O pódio ficou completo com Rodrigo Alves (4510 pontos) e Edgar Rodrigues (4382 pontos).

Nos Sub-23 masculinos, Bernardo Cunha (Benfica) conquistou o título nacional com 5401 pontos, seguido de Gonçalo Alegria (4606 pontos) e Tiago Azevedo (4191 pontos), que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Nas Sub-23, a vencedora foi Lara Rego (CAM-VC) que somou 3139 pontos, tendo subido ao pódio em 2.º lugar, Sara Athayde com 3103 pontos.

 

Atletismo-Marcha-JoãoVieira-25-01-2026

FPAtletismo

Nacionais de Marcha em Porto de Mós

Porto de Mós acolheu, a elite da marcha atlética nacional nos Nacionais de Marcha de Maratona e de 10km para Veteranos, numa manhã marcada por chuva e vento.

Organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Porto de Mós, a competição consagrou os novos campeões nacionais num percurso desenhado na Avenida da Igreja, que testou a resistência e técnica dos melhores atletas do país.

Na prova da Maratona de Marcha, disputada pela primeira vez em Campeonatos Nacionais, João Vieira, em representação do Sporting, brilhou com uma exibição memorável, completando a exigente distância em 3h20m43s, vitória demonstra, mais uma vez, a sua técnica apurada, resistência notável e espírito indomável, reforçando o seu estatuto de referência absoluta da marcha atlética portuguesa.

 

Amaro Teixeira (ACPV) e Ricardo Vendeira (ACRSD), por esta ordem, completaram o pódio.

No setor feminino, a vitória sorriu a Joana Pontes (GA Fátima), que cruzou a linha de meta com o excelente tempo de 3h51m23s. A atleta superou adversárias de grande qualidade, como Inês Mendes (Sporting) e Isa Ferreira (Juventude Vidigalense).

Entre os veteranos masculinos, destaque para Rui Magalhães, do escalão M35, em representação do MAC, que foi o vencedor com o tempo de 47m16s, à frente de Luís Gil, do escalão M50, atleta do CFOD, concluindo a prova em 50m34s e de Jorge Coelho, do escalão M45, em representação da EAMT, que terminou com o registo de 51m11s.

Foram atribuídas medalhas a todos os atletas que alcançaram os lugares de pódio, bem como o troféu à melhor equipa, a EAMT – Associação Escola de Atletismo Moita Tejo, de Setúbal, vencedora tanto no setor de veteranos masculinos como no feminino.

 

Meeting Moniz Pereira com cinco recordes batidos

 

Na quarta edição do Meeting Moniz Pereira, que o Sporting levou a efeito no Expocentro de Pombal, voltou-se a homenagear o Professor Mário Moniz Pereira, deixando excelentes indicadores para a temporada, uma vez que é das primeiras provas de 2026.

Entre vários destaques na competição que teve lugar no Expocentro de Pombal e em que foram batidos cinco recordes do Meeting, com menções de relevo para os reforços Gerson Baldé no salto em comprimento, Beatriz Castelhano nos 60 metros planos e Melissa Sereno nos 60 metros barreiras, todos com vitórias nas finais e muito boas marcas.

Os três atletas, que passaram a representar o clube leonino esta temporada, rubricaram desempenhos que confirmam o acerto das apostas leoninas para o ano de 2026.

Gerson Baldé ganhou o salto em comprimento com 8,05 metros, uma excelente marca, com mais um salto acima de oito metros (8,02 metros).

Melissa Sereno ficou perto de bater o recorde do Meeting, com 8,21s nos 60 metros barreiras, e ganhou a distância com menos um centésimo de segundo do que a segunda classificada, a também atleta do Sporting, Olímpia Barbosa.

Beatriz Castelhano venceu a prova dos 60 metros planos com o tempo de 7,38s, resultado que revela consistência da nova aleta leonina.

Auriol Dongmo venceu o lançamento do peso, com 18,59 metros e Carina Vanessa venceu a prova de 400 metros planos com 53,79s.

Destaque ainda para Jéssica Barreira, que bateu o recorde pessoal no lançamento do peso (15,78 metros) depois de ter estado um ano em recuperação de uma lesão.

Foi ainda alcançado um acordo para que as próximas quatro edições do Meeting Moniz Pereira continuem a decorrer no Expocentro de Pombal.

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.