A Seleção Nacional de Futsal foi derrotada pela Espanha, 5-3, na final do Campeonato da Europa 2026, na Arena Stozice, em Ljubljana, na Eslovénia.
Os comandados de Jorge Braz pretendiam conquistar para Portugal o tricampeonato, depois de ter vencido as duas últimas edições. Bernardo Paçó logo no primeiro minuto fez o primeiro remate do jogo. Antonio, na resposta, também rematou por cima. Aos 2’, Pany isola-se e quase fez o 1-0.
Ainda no mesmo minuto, Espanha faz jogo de pivô e Antonio, na devolução, marca o primeiro do jogo. Lúcio Rocha, por duas vezes aos 3’, ameaça a baliza adversária mas Espanha mostrava-se muito forte na pressão e conseguia transições rápidas. Numa dessas situações, Raya aumentou para 2-0.
Portugal tentava impor o seu jogo. Com dinâmica e circulação rápida, a Equipa das Quinas chegou mesmo ao 2-1, por intermédio de Afonso.
Num contra-ataque conduzido por Diogo Santos, Kutchy isola-se mas atira ao lado. Portugal estava melhor e ia conseguindo criar muito perigo nas bolas paradas. Num pontapé de linha lateral, Góis recebe na área e faz um golaço. O jogo depois entrou numa toada muito equilibrada. Aos 14’, Kutchy tem mais uma grande chance. Gordillo, aos 16’, também criou perigo.
No último minuto da primeira parte, Ramírez esteve muito perto do 3-2. Nos últimos segundos, Espanha chegou mesmo ao 3-2. Num livre de 10 metros, Antonio bateu Edu. Pauleta e Pany, antes do intervalo, criaram perigo.
Pany, aos 23′, esteve muito perto de marcar.
Portugal estava muito forte neste reatamento, empurrando os espanhóis para trás. Adolfo, aos 25′, atirou ao poste. Espanha superiorizou-se depois e ficou novamente perto do golo, mas Bernardo Paçó negou. Portugal conseguiu equilibrar e Pauleta, aos 30′, fez o empate na partida.
Na parte final do jogo, aproveitando uma boa transição ofensiva, Antonio, a cinco minutos do fim, fez o 4-3. Os espanhóis revelaram maior maturidade na parte final do jogo. Com Portugal a procurar empatar a partida até quase ao derradeiro segundo, a Espanha aproveitou e ainda fez o 5-3.
Portugal encerra a prova como vice-campeão face a um adversário que conquista pela oitava vez o título europeu.
Ficha de jogo
Campeonato da Europa de Futsal 2026 -Final
Stozice Arena em Ljubljana, Eslovénia
PORTUGAL 3-5 ESPANHA (2-3 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Bruno Coelho – Cap., Pany e Erick
Suplentes: Edu, André Coelho, Pauleta, Tiago Brito, Afonso, Kutchy, Lúcio Rocha, Diogo Santos e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Afonso (5′), Rúben Góis (7′) e Pauleta (30′)
Disciplina: cartão amarelo a Rúben Góis (16′)
ESPANHA (cinco inicial): Didac Plana, Antonio, Mellado, Pablo Ramírez e Francisco Cortés
Suplentes: Chemi, Ricardo Mayor, Adrián Rivera, José Raya, Cecilio, Adolfo, Mario Rivillos – Cap., Jesús Gordillo e David Novoa
Treinador: Jesús Velasco
Golos: Antonio (2′), Raya (3′), Antonio (20′); António (36´); Adolfo (40´)
Disciplina: cartão amarelo a Cecilio (16′) e a Rivillos (23′)


