Sexta-feira 29 de Março de 2024

IAAF-Comité Técnico – Jorge Salcedo consensualmente Presidente

Jorge SalcedoTendo sido o único candidato ao lugar, o português Jorge Salcedo manteve, de forma consensual e por aclamação, o cargo de Presidente do Comité Técnico da IAAF, no congresso que esta quarta-feira se iniciou em Pequim, cidade onde vai decorrer, a partir de sábado, mais uma edição do Campeonato do Mundo de Atletismo.

Salcedo é membro do Comité Técnico da IAAF desde 1991 e foi eleito presidente pela primeira vez em 1999, cargo que ocupa desde então. O ter sido o único candidato deu, de imediato, a vantagem necessária para nem ser votado, face às regras definidas as este respeito, e confirmam o excelente trabalho que este dirigente luso tem protagonizado ao longo de quase um quarto de século como responsável pela elaboração das regras do Atletismo, que acumula com as funções nos mais importantes cargos nas competições internacionais. Em 2016 será, pela terceira vez, Delegado Técnico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Para além deste cargo na IAAF, Salcedo acumulará com o de membro do Comité Directivo da Associação Europeia de Atletismo.

Idêntico procedimento foi tido com o italiano Maurizio Damilano, que também se mantém como responsável do Comité de Marcha porquanto era um candidato consensual.

Entretanto, Carlos Cardoso – presidente da Confederação do Desporto de Portugal e recém-eleito da ENGSO, Organização Não Governamental de Organizações de Desporto – foi eleito como Presidente do Comité de Corta-Mato, órgão ao qual já pertencia, depois de ser o mais votado na disputa com o queniano David Siwa Okeyo e o jordano Saad Al-Hiyasat.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.