Sábado 27 de Abril de 2024

Gustavo Veloso no caminho da Graça do “Tri”

VoltaPortugal2016-1-640x261Gustavo Veloso, o bi-vencedor da Volta em título, deu um ar da sua graça precisamente na etapa deste domingo em que subiu à Senhora da Graça mais rápido do que todos e saltou para o segundo lugar da geral, para se juntar ao seu companheiro de equipa Rui Vinhas, o actual líder.

Desta forma, Gustavo Veloso foi o “Homem do Dia” com uma ponta final muito forte ao atacar a 475 metros da meta deixando para trás Jóni Brandão (Efapel) e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) que estava isolado na frente. Na meta, Veloso foi mais rápido cinco segundos que o axadrezado enquando Jóni gastou mais 12 segundos.

Gustavo explicou que “sabia que o Jóni Brandão e outros tinham de atacar para ganhar tempo ao Rui”, acrescentando que “estive sempre a calcular a distância para saber exactamente onde atacar para poder ganhar, mas sem prejudicar o Rui”, esclarecendo ainda que, independentemente do resultado de cada um, o mais importante é a Camisola Amarela ficar na equipa.

Bragança, à partida desta etapa número 4, marcou a despedida de Trás-os-Montes na Volta 2016 e abriu caminho à segunda tirada mais longa (191,9 Km), num autêntico sobe e desce até a Mondim de Basto.

Com 37 km de prova, Domingos Gonçalves (Caja Rural) e Yannis Yssaad (Armée de Terre) decidiram tentar fugir e conseguiram ganhar uma vantagem que quase atingiu os dez minutos, mas ao fim de 120 Km, na descida do Alvão, após o Prémio de Montanha de 1ª categoria, o francês caiu e deixou isolado o homem da Caja Rural que acabou por ser alcançado pelo pelotão, comandado pela Efapel, perto do centro de Mondim de Basto, onde começou o verdadeiro espectáculo até ao alto do Monte Farinha.

Quem é Gustavo Veloso?

Nasceu em Villagarcia de Arosa, na Galiza, tem 34 anos, é casado e pai de dois filhos. Começou a pedalar aos 18 anos. Em 2000 veio para Portugal representar o Boavista. Veloso passou depois pela equipa Relax-Bodisol e mais tarde pela Kaiku e Xacobeo-Galicia. Esta última desapareceu e o galego ficou desempregado. Passou pela Andalucia, mas o azar bateu novamente à porta, quando a equipa terminou. Em 2013 começou a segunda fase da carreira em Portugal… na OFM-Quinta da Lixa.

Na classificação geral individual, Rui Vinhas (W52/F.C.Porto) soma 17.42,58, estando Gustavo Veloso a 2.48 e Jónio Brandão (Efapel) a 3.04.

Por equipas, a W52/F.C.Porto comanda com um total de 53.15,13, seguindo-se a Androni Giocattoli, a 4.37 e a Rádio Popular/Boavista, a 6.04.

Na Montanha, César Fonte (RPB) lidera com 32 pontos, mais um que Ramiro Diaz (FSC) e mais cinco que Ivan Bothia (Boy).

Nos Pontos, Gustavo Veloso subiu ao comando, tendo agora 51, à frente de Daniel Mestre (Efapel) com 40 e William Clarke (DPC), com 38.

No Combinado, Gustavo Veloso também lidera, com 9 pontos, à frente de Jóni Brandão (18) e Rui Vinhas (20).

Na Juventude, o líder é Vitor Etxebarria (RPB), seguido de Galym Akhmetov (TSE) e Diego Ochoa (Boy).

Esta 2ª feira, o pelotão segue em direcção à jornada de descanso. Lamego regressa à Volta, cinco anos depois, para receber a partida da 5ª etapa, a mais pequena deste ano, marcada para as 13h10. Até à animada Avenida Europa, em Viseu, serão percorridos 153,2 Km, com as complicadas travessias da serra de São Macário e Arada.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.