Terça-feira 19 de Abril de 1599

Portugal-Argentina a abrir os Jogos Olímpicos Portugueses

rio-2016inda antes da cerimónia de abertura (sexta-feira) dos XXXI Jogos Olímpicos da Era Moderna, o futebol dará o pontapé de saída, com a realização da primeira jornada dos quatro grupos, que englobam dezasseis equipas, esta quinta-feira.

Portugal está integrado no grupo D, coabitando com as Honduras, Argélia e Argentina, argentinos que serão o primeiro adversário da formação lusa, (completando-se a ronda um com o Honduras-Argélia), com o jogo a ser efectuado no Estádio Olímpico pelas 18 horas locais (22 em Portugal).

Esta é a quarta presença portuguesa nos Jogos Olímpicos, com a estreia em 1928 (Amesterdão, Holanda), situação que se voltou a verificar 66 anos depois (1996), em Atlanta, onde Portugal obteve o melhor resultado de sempre com a presença nas meias-finais. A terceira presença foi em 2004, com Cristiano Ronaldo na equipa não tendo Portugal passado da fase de grupos.

Com uma equipa que não corresponde em nada às primeiras escolhas (os melhores, foram proibidos pelos clubes de irem aos Jogos), os jovens lusitanos vão tentar fazer o melhor possível, o que dependerá do que acontecer frente à Argentina, sem dúvida a formação mais poderosa deste grupo B, se bem que sejam apuradas as duas primeiras equipas de cada grupo para os quartos-de-final.

No grupo A, estão o Iraque, Dinamarca, Brasil e África do Sul, enquanto no B se encontram a Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão, sendo que no C estarão as Ilhas Fiji, a Coreia do Sul, o México e a Alemanha.

Aguardemos que a conquista do título europeu seja um bom tónico para todos os jogadores.

© 1599 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.