Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Jogos Rio’2016 inaugurados à meia-noite de hoje

JORio-Vinicius-MascoteSe bem que inaugurados desportivamente nesta quinta-feira, será esta sexta-feira que a cerimónia oficial de abertura se fará, no Estádio do Maracanã plenamente esgotado e, espera-se, com todo o povo bem prevenido para “aguentar” cinco horas a ver um bom espectáculo seja isso mesmo.

Rezam as crónicas chegadas do Rio de Janeiro, que o show de abertura terá um público estimado em 3 bilhões de espectadores em todo o mundo, o que eleva ainda mais a expectativa do que está delineado.

O espectáculo, de quase cinco horas, conta com iluminação e alegorias completas e apresenta um resumo da história do Brasil, da chegada dos colonizadores portugueses à urbanização das grandes cidades.

No início, três caravelas cruzam o gramado, protegido por uma grande lona. Projecções e dançarinos em fantasias azuis, simulam o mar.

Logo, a construção das primeiras instalações do país por índios escravizados ganha a cena. O cenário se transforma até chegar aos dias actuais, com a projecção de uma favela com uma estrutura de blocos onde participantes praticavam parkour.

Um ponto alto da cerimónia será o voo de um 14 Bis, a invenção de Santos Dumont, que atravessa todo o estádio, suspenso em um cabo.

Depois da retrospectiva histórica, haverá a apresentação de ritmos brasileiros, com direito a clássicos da bossa nova como “Corcovado” e “Garota de Ipanema”.

Completando o repertório da festa, muito samba, funk e rap, com gravações de artistas como Claudinho e Bochecha e Marcelo D2.

Como mestres de cerimónia, participam a jornalista da TV Globo Glória Maria e a atriz Regina Casé, também da emissora.

Outra curiosidade da abertura será a passagem da modelo Gisele Bündchen, desfilando ao som de “Garota de Ipanema”.

Por fim, o Maracanã tornar-se-á numa avenida para um desfile de Carnaval.

Mais de 600 representantes de 13 escolas de samba desfilam pelo meio do gramado, convidando o público para dançar.

Segundo o director de comunicação da Rio-2016, a festa ainda reserva surpresas.

O espectáculo poderá ser muito bonito, mas admitamos que será penalizante para os atletas que vão desfilar, ouvir discursos e fazer outras coisas.

Mas espera-se que tudo corra bem.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.