Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Uma dezena no europeu de pista coberta

fpatletismo logo novoSão dez os atletas seleccionados pela Federação Portuguesa de Atletismo para o europeu de pista coberta, evento que decorrerá na cidade serva de Belgrado entre 6ª feira e domingo próximo.

O palco escolhido foi o Kombank Arena, infra-estrutura construída em 2004, englobado numa vasta área do complexo desportivo que tem 48.000 metros quadrados, com capacidade para 25.000 espectadores.

Se bem que fossem doze os que obtiveram mínimos, Diogo Antunes (Benfica) e Carlos Nascimento (Sporting), ambos nos 60 metros, não foram integrados na comitiva por motivo de lesão.

Nos masculinos, foram escolhidos Ancuiam Lopes (Sporting) – 60 metros; Emanuel Rolim (Benfica) – 1500 metros; Marcos Chuva (Benfica) – Comprimento; Nelson Évora (Sporting) – Triplo Salto; Tsanko Arnaudov e Francisco Belo (ambos do Benfica) – Lançamento do Peso.

No feminino, Lorene Bazolo (Sporting) – 60 metros; Patrícia Mamona (Sporting) e Susana Costa (Benfica) – Triplo Salto e Lecabela Quaresma (Benfica) – Pentatlo.

Ainda assim, duas novidades: Marcos Chuva, que tinha mínimo (7,91), estava de fora por motivo de lesão (no nacional de equipas) da qual recuperou nesta última semana, enquanto a pentatlonista Lecabela Quaresma recebeu o convite da Associação Europeia pela marca (4.473 pontos, que é recorde pessoal da atleta) alcançada no fim-de-semana passado, entrando para o quinto lugar do ranking da presente época.

Patrícia Mamona, que está na terceira posição, é candidata a uma medalha no triplo salto face à consistência de resultados que tem obtido (todos acima dos 14 metros), surgindo depois Nelson Évora, outro triplista, como candidato ao pódio, dado que se encontra na sexta posição dos melhores desta época.

Tsanko Arnaudov e Francisco Belo (9º e 11º no ranking) podem causar alguma surpresa, bem como Susana Costa (11ª na lista dos melhores) e até Marcos Chuva (11º).

Auncuin Lopes (56º), Emanuel Rolim (25º) e Lorene Bazolo (32ª) não têm a vida facilitada – como nenhum outro – tudo dependendo das eliminatórias onde sejam colocados.

A comitiva lusa sairá do Aeroporto Humberto Delgado esta terça-feira, regressando a Lisboa no dia 7 de Março, no LH1792, com chegada prevista a Lisboa às 22:00 horas.

Lecabela Quaresma iniciará o Pentatlo pelas 9h30 da manhã de 6ª feira, tal como Marcos Chuva fará o apuramento. Da parte da tarde será a vez de Nélson Évora (18h20) na qualificação, com Lecabela a concluir a competição realizando os 800 metros (18h55) e Emanuel Rolim nas eliminatórias dos 1.500 metros (19h15).

No sábado, Ancuim Lopes nas eliminatórias dos 60 metros (10h20) e Tsanko e Francisco na qualificação no peso (11h00). De tarde, final directa para Patrícia Mamona e Susana Costa (17h50), seguindo-se também a fina directa para Marcos Chuva (19h30) e a dos 1.500 se Emanuel conseguir apurar-se (20h15).

No domingo, final directa do triplo com Nélson Évora (16h00).

Portugal foi um dos primeiros países a participar, na fase inicial ainda com o nome de Jogos Europeus, tendo entrado na terceira edição (1968), em Madrid, com a presença excelente de José Lourenço (já falecido), que foi 4º classificado na final dos 3.000 metros.

A primeira medalha conquistada por Portugal, já como Campeonato da Europa, aconteceu em 1986, através do bronze alcançado por João Campos nos 3.000 metros.

De 1994 (Paris) até 2015 (a última edição, em Praga, República Checa), Portugal atingiu o pódio em todas as edições, em Paris através de Carla Sacramento (800 metros) e em Praga por Nélson Évora (ouro no triplo), atleta que repete a presença e quer repetir a façanha.

Ao todo, Portugal conseguiu 20 medalhas (11 de ouro, sete de prata e duas de bronze), o que é um excelente pecúlio.

Para aumentar, assim se espera, no próximo fim-de-semana.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.