Segunda-feira 05 de Dezembro de 9346

Exposição “Mulheres no Desporto” no Centro Interpretativo do Jamor

IPDJ-MukheresNoDesporto--01-11-2024

IPDJ

A exposição representa uma homenagem à força, paixão e determinação que moldam o desporto e impulsionam a luta pela igualdade e está patente no Centro Interpretativo do Jamor (Edifício da Piscina).

“Mulheres no Desporto – Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade”, mostra uma notável trajetória das mulheres no mundo do desporto, das pioneiras às atletas que continuam a desafiar estereótipos de género.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto e Carla Mouro, secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, estiveram na inauguração, acompanhados de Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, destacando todo o trabalho que ainda falta fazer em prol da igualdade de género no desporto.

IMG_8237

DR

Carla Mouro aproveitou para partilhar o seu percurso como atleta e todo o esforço e dedicação aplicados, tendo referido que “foram anos de sacrifícios, de noites de treino sem garantias de reconhecimento, mas também de um orgulho imenso por, de alguma forma, representar e abrir portas para as mulheres que viriam a seguir. E cada mulher que, como eu, teve o privilégio de fazer este percurso, sabe o quanto ele exige, o quanto nos enriquece”.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto realçou o desenvolvimento da prática desportiva no feminino, referindo que “o tema da inclusão na prática no feminino e das pessoas com deficiência, é uma aposta séria deste governo”.

Jorge Santos (Curador) e Ana Semblano, responsável pela Divisão de Documentação e Museologia do IPDJ e coordenadora do Museu Nacional do Desporto explanaram o “caminho” da exposição.

IPDJ-MukheresNoDesporto-01-11-2024

IPDJ

Rosa Mota (campeã olímpica); Filipa Cavalleri (judo), Joana Pratas (vela), Susana Feitor (atletismo), Diana Gomes (natação) e Patrícia Sampaio (judo) – atletas olímpicas – também estiveram presentes e recordaram as respetivas carreiras desportivas a alto nível, bem como a jornalista Inês Gonçalves.

A exposição divide-se em sete secções, num convite à descoberta das razões pelas quais se deve lutar por um mundo menos desigual e conhecer histórias inspiradoras de atletas que se tornaram lendas globais ao transcenderem barreiras.

Na Secção Expositiva pode-se encontrar algumas peças que celebram e simbolizam essas realizações e na mesa digital interativa, alguns jogos, vídeos e informações adicionais complementam a exposição.

No percurso há possibilidade de contactar com outras experiências digitais, como ligações a informação e outros conteúdos multimédia, através de qr-codes e de realidade aumentada. No final, o visitante pode tirar uma selfie no ecrã digital, para partilhar e mais tarde recordar.

Esta mostra pode ser visitada, todos os dias, nas Piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, com entrada gratuita: segunda a sexta: 7h00 – 22h00; sábados: 8h00 – 18h00 e domingos: 8h00 – 13h00.

No mesmo local poderão ainda conhecer a história da construção do Estádio Nacional (inaugurado em 1944), bem como recordar imagens que fazem parte da história do desporto português, em especial a conquista do terceiro título mundial de corta-mato, alcançado pelo mítico campeão olímpico da maratona, Carlos Lopes, na pista de crosse do Vale do Jamor.

 

© 9347 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.