Marco Meneses voltou a inscrever o seu nome na história da natação nacional ao fixar, esta quarta-feira, um novo recorde de Portugal nos 200m estilos (SM11) durante os Mundiais de Natação, que estão a decorrer em Singapura até ao próximo sábado.
O nadador português concluiu a prova em 2.35,49 minutos, melhorando em mais de dois segundos o anterior máximo nacional (2.37,84), que já lhe pertencia desde os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
“De manhã já me tinha sentido muito bem, foi só corrigir alguns pormenores em que falhei e agora, na final, dei o máximo. Falhei umas viragens e podia ter feito ainda melhor, mas estou muito contente”, afirmou Marco Meneses, cujo desempenho na final, para a qual se qualificou com 2.38,36, valeu a 7ª posição.
No calendário do nadador nestes Mundiais figuram ainda os 100m costas S11, na sexta-feira, e os 400m livres S11, no sábado. “É dar o máximo em ambas e tentar fazer a melhor classificação possível”, declarou. Esta marca representa mais um momento de excelência para a Natação e para o Desporto Paralímpico português.
Ana Castro, por sua vez, concluiu esta quarta-feira a sua participação nos Mundiais.
Na 2ª série da eliminatória dos 100m livres S8, a nadadora registou o tempo de 1.17,92, muito próximo da sua melhor marca pessoal (1.16,54), que é o recorde nacional da distância.
Apesar de, desta vez, não ter sido possível alcançar a final, Ana Castro deixou a competição com o sentimento do dever cumprido.
No momento do balanço, a nadadora mostrou-se grata a todos aqueles que, durante estes Mundiais, a rodearam de incentivos. “Em todas as alturas, e estes Mundiais tiveram para mim alturas difíceis e alturas muito felizes, eu senti sempre apoio. E, portanto, quero agradecer todo o apoio e todas as mensagens, que têm sido incríveis. Obrigada!”, declarou Ana Castro, não deixando, depois, de olhar para o seu desempenho no OCBC Aquatic Centre.
“Tinha feito 1.16,54, em Barcelona, agora foi um bocadinho acima. Queríamos mais e tínhamos trabalhado para mais, para conseguir melhorar aqui, mas não foi possível. Ainda assim, estou contente com a forma como nadei, tudo o que planeei saiu e estou satisfeita. Tínhamos trabalhado para estar na melhor forma em todas as provas, queríamos mais nos 400 e, agora, aos 100 metros livres, mas os 100m mariposa foram uma prova muito boa [fez 1:25.47, novo recorde nacional] e seria ingrato dizer que não saio satisfeita.”
Esta quinta-feira, os nadadores nacionais descansam. Na sexta-feira, será a vez de Marco Meneses nadar os 100m costas S11, prova que lhe valeu o 5º lugar nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. A eliminatória está marcada para as 3.22 horas de Portugal Continental.

