Segunda-feira 06 de Maio de 2024

Governo aumentou financiamento para os jogos Olímpicos e Paralímpicos’Tóquio’2020

Olimpiada-12-3-18Numa cerimónia inédita – no CAR de Atletismo no Jamor (pista coberta) – e com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, foram assinados os contratos-programa com o movimento olímpico com vista à Olimpíada de 2020, em Tóquio.

“Independentemente do resultado que cada um de vós venha a obter, o mais importante é este momento de partida, para quando chegarem serem mais rápidos, mais fortes e tenham atingido o ponto mais alto”, foi o desafio lançado por António Costa aos membros da equipa olímpica presentes na ampla plateia composta pelos mais distintos agentes ligados ao desporto português, aludindo a uma citação do poeta Fernando Pessoa: “A maior vitória não é chegar, é partir.”

O Primeiro-Ministro pediu ainda aos atletas para não esquecerem que “cada vez que entram em competição é também um pouco de nós que o faz”, tendo sublinhado “o papel exemplar que os medalhados olímpicos Armando Marques (Montreal 1976), Carlos Lopes (Montreal 1976 e Los Angeles 1984) e Rosa Mota (Los Angeles 1984 e Seul 1988) tiveram em relação às gerações mais jovens”.

Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que tutela a área do desporto, destacou as condições criadas no Programa de Preparação Olímpica (PPO) Tóquio 2020, subscrito pelo Comité Olímpico de Portugal e pelo Comité Paralímpico de Portugal, tendo afirmado que “alocámos mais meios, com mais recursos, para os Comités e para as Federações. Esta é a nossa luta comum.”

Dirigindo-se directamente aos atletas, o ministro da Educação referiu que “sabemosTokyo_2020_Olympics_logo_new que a vossa ambição é serem maiores do que aquilo que pensávamos que fossem.” Tiago Brandão Rodrigues enalteceu a seguir “a influência que os resultados conseguidos por Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora, entre outros, tiveram na evolução do desporto português”.

E referiu-se especificamente à medalha de ouro conquistada por Rosa Mota na maratona: “Fez muito mais do que as políticas públicas fizeram.”

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, na sua intervenção, sublinhou o alcance do PPO agora em vigor afirmando que “Importa destacar que, quer o modelo de apoio à preparação, quer os meios financeiros que o Governo coloca à disposição para este ciclo olímpico melhoraram. Traduzem mesmo um aumento significativo em relação ao ciclo olímpico anterior.”

O presidente do COP foi mais longe ao dizer que “é devido um reconhecimento ao Governo pela atitude que demonstrou no que respeita às propostas que apresentámos, sem usar a posição dominante de financiador, para impor os seus pontos de vista”, tendo lembrado ainda o alcance que a participação nos Jogos Olímpicos atingiu.

“Em certo sentido não são apenas os atletas que são avaliados. São também as políticas públicas de desporto que estão sob escrutínio. São as políticas federativas. É o Comité Olímpico. Todos somos avaliados.”

Daí ter conferido à representação do Governo ao mais alto nível um significado particular: “O Governo entendeu dar ao compromisso assumido em torno do Programa de Preparação Olímpica para os Jogos de Tóquio 2020 o destaque e relevo que esta cerimónia hoje consagra, com a dignidade institucional de ser presidida pelo Primeiro-Ministro de Portugal”.

“É um ato político do maior significado e alcance, que ultrapassa em muito a própria cerimónia.”

De salientar ainda que o Comité Paralímpico de Portugal também viu melhorado, substancialmente, o valor do apoio do governo para este ciclo, dando uma ênfase especial a quem é especial.

A conquista de largas dezenas de medalhas nos Jogos Paralímpicos, campeonatos do Mundo e da Europa, são um cartão-de-visita que vale ouro, o que resultou num “premio” suplementar para Tóquio’2020.

Um por todos e todos por um pode ser o “grito” desta primeira parte (outorga de apoios), ficando-se na expectativa de verificar se os resultados alcançados corresponderão ao investimento ora firmado.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.