Domingo 17 de Janeiro de 7802

O Desporto em debate no Dia Internacional dos Direitos Humanos

COP-TRUST-14-12-2021Na data em que se assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi lançada – segundo notícia divulgada pelo Comité Olímpico de Portugal no respectivo site – a plataforma TRUST, um projecto europeu financiado pela União Europeia e pelo Conselho da Europa que tem como objectivo desenvolver um programa de educação em direitos humanos, enfatizando o papel do desporto.

O Comité luso, parceiro do projecto, esteve representado na conferência virtual por Joaquim Videira, do Departamento de Estudos e Projectos, que explicou a forma como a iniciativa está a ser implementada no nosso país.

Para o efeito, foram desenvolvidos materiais que fazem a ligação entre o desporto e os direitos humanos com o objectivo de serem divulgados junto das escolas que integram o Programa de Educação Olímpica do COP.

Também os parceiros da Irlanda e dos Países Baixos, que integram a plataforma, tiveram oportunidade de expor de que forma estão a pôr em marcha nos seus países os valores do TRUST através de programas desportivos e junto da comunidade, que incentivam a diversidade e a inclusão, estando ainda em destaque a importância do desporto para a promoção dos direitos humanos e enquanto plataforma mundial para a partilha de conhecimento.

Para além de Geraldine McTavish da Irlanda e Matthias Verkerk dos Países Baixos, esteve ainda no painel Catherine Carty, gestora de projecto na UNESCO, estando a moderação a cargo de Maria Machado, responsável por esta área no COP.

Durante a conferência foram ainda apresentados os diversos módulos de formação TRUST, bem como outros parceiros e instituições que fomentam os direitos humanos e que destacam a mais-valia do desporto enquanto transmissor de valores como respeito e tolerância e de desenvolvimento de competências essenciais para a cultura democrática.

Consultando o site da TRUST, descreve-se que o “desporto é uma força de desenvolvimento valiosa que, quando aplicada de maneira eficaz, pode ser uma ferramenta poderosa para uma mudança. O apelo universal do desporto, portanto, o torna um veículo ideal para respeitar, proteger e cumprir os direitos humanos”.

Segundo o mesmo site, “há uma desconexão entre o desporto de base e os direitos humanos, e essa é a lacuna de política / prática que a TRUST visa preencher. A TRUST conecta os direitos humanos ao desporto, à actividade física e ao lazer, apoiando o ‘desporto como deveria ser’ , e a política actual sustenta o desenvolvimento e a abordagem da TRUST”.

A abordagem baseada em direitos TRUST usa o desporto para cultivar ou elevar a humanidade por meio da construção de valores que contribuem para uma cultura democrática e inclusiva.

Desporto significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

“Aqui, o desporto captura tudo o que pode considerar-se um desporto, da base ao pódio, da escola à competição e à actividade física e recreação da comunidade”.

O slogan expressa a missão de “cumprir o desporto como devia ser. Em todos os níveis, o desporto deve ser divertido, justo, seguro, limpo, equitativo e acessível a todos”.

O desporto tem a responsabilidade de operar de acordo com os mais altos padrões de governança e integridade.

“A prática actual precisa ser reorientada para uma abordagem TRUST para garantir que o desporte seja…como deveria ser”.

Para além do referido, importa saber qual “a velocidade” que este grupo para implementar para a concretização dos objectivos referidos, sabendo-se que o amanhã é já hoje, pelo que é imperativo que as medidas a desenvolver não fiquem no fundo de uma qualquer gaveta.

 

© 7803 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.