Sábado 01 de Maio de 6241

Chama para os Jogos Olímpicos Paris 2024 foi acesa

A histórica cidade-berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia, na Grécia, cumpriu mais uma vez a cerimónia de acendimento da Chama Olímpica.

COP-ChamaOlimpicaAcesa-17-04-2024

COP / DR

O evento contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, da Presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, do Presidente do Comité Organizador Paris 2024, Tony Estanguet, bem como de membros do COI e de outras individualidades.

O Presidente do COI destacou a dedicação de Paris 2024 em defender os valores olímpicos e a união do mundo, tendo afirmado, a propósito, que “os Jogos Olímpicos são o único evento que reúne todo o mundo numa competição pacífica. Os atletas enviam esta mensagem poderosa: sim, é possível competir vigorosamente ao mesmo tempo que se vive pacificamente debaixo do mesmo teto. Esta Chama Olímpica levará o espírito Olímpico daqui, das nossas raízes antigas, por toda a França e finalmente até Paris – fazendo a Cidade Luz brilhar ainda mais”.

Tony Estanguet realçou o entusiasmo francês em receber a competição dizendo que “a França está pronta para receber os Jogos Olímpicos, cem anos depois da última edição de verão na nossa terra. É com muito orgulho e honra que iremos acolher os Jogos Olímpicos no país do seu fundador, Pierre de Coubertin, onde mantemos uma ligação muito forte e especial com o Olimpismo”.

A cerimónia de acendimento da Chama foi realizada no Templo de Hera, numa homenagem à herança grega dos Jogos Olímpicos e ao reforço da ligação profunda entre as antigas tradições e os Jogos Modernos.

A Chama foi acesa pela sacerdotisa, que a passou juntamente com um ramo de oliveira, ao primeiro portador da tocha, o remador olímpico grego Stefanos Douskos. A partir de agora a Chama tem uma viagem de 11 dias pela Grécia, com cerca de 5 000 quilómetros e passagem por 43 municípios.

Depois segue-se a Cerimónia de passagem da Chama da Grécia para França, a realizar no Estádio Panatenaico, em Atenas. A Chama irá então embarcar no histórico navio francês ‘Belem’ que cruzará o Mediterrâneo até chegar ao porto de Marselha a 8 de maio.

A partir dessa data serão cerca de 10 mil os portadores da Tocha, durante 69 dias, cerca de 400 cidades e 65 regiões de França, incluindo os territórios ultramarinos de Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa, Reunião e Nova Caledónia.

A viagem da Chama Olímpica termina na Cerimónia de Abertura a 26 de julho.

© 6241 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.