Quarta-feira 24 de Setembro de 2025

Ana Castro em 7º lugar e com recorde nacional nos Mundiais de natação adaptada

CPP-MundiaisNatação-AnaCastro-23-09-2025

CPP

O terceiro dia dos Mundiais de Natação Adaptada, que decorrem até 27 do presente mês no OCBC Aquatic Centre, em Singapura, ficou marcado por mais dois resultados de relevo para a Seleção Nacional: o 7º lugar e novo recorde nacional de Ana Castro nos 100m mariposa.

S8 e o novo melhor tempo de João Fidalgo nos 400m livres S10.

Na final dos 100m mariposa S8, em que teve entrada direta, Ana Castro realizou uma prova de enorme determinação, nadando os últimos 30 metros de forma fenomenal para fixar um novo recorde nacional em 1.25,47, melhorando o anterior registo de 1.25,90 que lhe pertencia. Com este desempenho, a atleta portuguesa conquistou o 7º lugar na final, não escondendo a emoção por tudo quanto alcançou:

CPP-MundiaisNatação-Masculino-23-09-2025

CPP

“Consegui fazer a minha melhor marca, o meu anterior registo tinha sido conseguido em março,em Barcelona, e ter agora melhorado é muito importante, é para isto que trabalhámos muito. Foram dias difíceis depois daquela desilusão dos 400m livres e para mim ter conseguido dado a volta e agora fazer o meu melhor tempo, ali, com aquele final… Estou feliz, estou feliz!”

Seguem-se, esta quarta-feira, os 100m livres S8, prova em que Ana Castro promete mais uma vez dar o seu melhor. “Estou preparada, agora ainda mais” – afirmou.

Também em evidência esteve João Fidalgo, que estabeleceu nova marca pessoal nos 400m livres S10, ao terminar a prova em 4.35,08, melhorando o anterior registo que estava fixado nos 4.36,12.

O nadador, que se estreou esta terça-feira nestes Mundiais, mesmo não tendo conseguido qualificar-se para a final, destacou o cumprimento do objetivo que traçou para esta prova, tendo referido que “cumpri e, portanto, estou contente. Não deixei de treinar para esta prova, mas foquei-me mais nos 100m costas, para mim a prova principal. Gostava de ter feito melhor, pelo menos abaixo de 4.30, um tempo que me colocava numa posição de poder garantir a final, mas estou contente, acho que foi bom. Nos 100m costas S10, a final é o grande objetivo, tenho um tempo que me dá a possibilidade de me qualificar e de lutar por um pódio. Vai ser muito difícil, mas há essa possibilidade”, observou João Fidalgo, que nadará a prova em que é mais forte no próximo dia 27.

Esta quarta-feira, além de Ana Castro nos 100m livres S8, também Marco Meneses nadará os 200m estilos SM11, prova em que conseguiu um 6.º lugar nos últimos Jogos Paralímpicos, em Paris.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.