Sob o mote “Vamos LA”, a parceria, explicou a TAP, simboliza o compromisso partilhado de levar mais alto o nome de Portugal. O “Vamos” expressa o apoio coletivo de todos os portugueses aos atletas, e o “LA” remete ao destino dos próximos Jogos Olímpicos, Los Angeles.
Foi o mote para a TAP Air Portugal celebrar, esta quarta-feira, uma parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que a torna a companhia aérea oficial da Equipa Portugal e Parceiro Olímpico até aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028.
O protocolo assinado entre as três organizações abrange todo o ciclo olímpico, incluindo o transporte da comitiva portuguesa para os Jogos de 2028, bem como para provas de qualificação, estágios e missões internacionais de preparação.
Durante a cerimónia de assinatura, foi feita a entrega de cartões TAP Miles&Go Gold e Silver aos atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, num gesto simbólico de reconhecimento e incentivo ao mérito desportivo nacional. Foram atribuídos cartões “gold” a Iúri Leitão, Rui Oliveira, Cristiana Gonçalves e Miguel Monteiro, e cartões “silver” a Patrícia Sampaio, Pedro Pichardo, Carolina Duarte, Diogo Cancela, Djibrilo Iafa e Sandro Baessa.
No evento estiveram os presidentes do COP, Fernando Gomes; do CPP, José Manuel Lourenço; da TAP, Carlos Oliveira; o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que destacaram a importância da parceria entretanto formalizada.
A propósito, Fernando Gomes salientou que “esta é uma iniciativa baseada numa visão estratégica partilhada, na qual unimos forças para dar melhores condições aos nossos atletas e treinadores, para facilitar a sua mobilidade e garantir que as equipas que vestem a nossa bandeira viajam de forma cómoda a bordo de aviões de uma empresa portuguesa, como fizeram, aliás, os nossos campeões olímpicos aqui presentes, Rosa Mota e Carlos Lopes. Para quem treina e compete ao mais alto nível, a logística é muitas vezes um fator determinante, porque menos preocupações significa mais foco no treino, na recuperação e no desempenho. Quero, por isso, enaltecer a TAP, por assumir com sentido de Estado e de responsabilidade social o papel de parceiro privilegiado do desporto português.”
Enquanto isso, José Manuel Lourenço referiu que “não posso aqui deixar de agradecer e cumprimentar o senhor presidente do Comité Olímpico, que já há uns meses nos sinalizou esta possibilidade de firmarmos um contrato com a TAP em conjunto e que, de alguma forma, nos permite iniciarmos, de facto, a primeira viagem em direção aos Jogos Paralímpicos.”
Por seu lado, Carlos Oliveira, quis ser o transportador dos sonhos ao salientar que “ser a companhia aérea oficial da equipa Portugal até aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 é, para a TAP, muito mais do que uma parceria institucional, é uma missão de alma e identidade, porque transportar os nossos atletas não é apenas levá-los de um ponto para o outro, é transportar os sonhos de um país inteiro.”
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, esclareceu que “um dos objetivos que temos no programa do Governo é tornar o desporto um espaço mais inclusivo, e o desporto também acontece fora dos recintos desportivos. A cerimónia de hoje é um exemplo extraordinário disso mesmo, os Comités, Olímpico e Paralímpico juntos, a preparar com detalhe as delegações de Portugal aos Jogos de Los Angeles 2028. Muito obrigado ao Comité Paralímpico, ao Comité Olímpico e à TAP, pelo extraordinário exemplo que nos proporcionaram.”
Miguel Pinto Luz reforçou que “esta parceria é para continuar, para reforçar e, em última instância, para acarinhar, porque todos somos poucos para torcer por esta grande comitiva que vamos ter seguramente em Los Angeles 28. Seguramente a maior, seguramente a mais ganhadora, porque vão em boas mãos, em mãos dos homens e mulheres que constituem esta grande empresa que é a TAP.”
O evento incluiu ainda uma mesa-redonda entre atletas de diferentes gerações, Carlos Lopes e Rosa Mota, que conquistaram medalhas olímpicas (ouro) nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e 1988 (Seul), respetivamente, e Patrícia Sampaio e Diogo Cancela, que subiram ao pódio em Paris 2024, nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, respetivamente.
Os campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes deixaram uma mensagem de motivação aos atletas em preparação para Los Angeles 2028. Rosa Mota. “O tempo voa, aproveitem, treinem o máximo que puderem. Nunca ponham cara de sacrifício, tenham prazer naquilo que fazem”, disse Rosa Mota. “Tenham coragem, nunca desistam do objetivo de serem primeiros”, desafiou Carlos Lopes.


