Iniciou-se, esta quinta-feira, o Campeonato do Mundo de Trampolins, na cidade espanhola de Pamplona, com os ginastas portugueses a evoluir para as fases seguintes.
Em Trampolim individual, Gabriel Albuquerque conseguiu a 3ª melhor nota da primeira qualificação – 64.690 – e segue para a qualificação 2, equivalente às meias-finais da prova. Juntam-se Pedro Ferreira, na 21ª posição, e Diogo Abreu em 24º. Lucas Santos também conseguiu posição de qualificação, em 25º, mas a regra de progressão de três atletas por país deixa-o de fora da próxima fase. A equipa segue para a final, no 4º posto.
Em femininos, Sofia Correia é a primeira reserva para a qualificação 2, tendo terminado a prova no 28º lugar; Catarina Nunes foi 53ª.
Em Tumbling feminino, concluída a primeira fase da qualificação, Margarida Agostinho e Matilde Santos avançaram para a qualificação 2 após terem terminado, respetivamente, em 24º e 25º lugar. Francisca Pinto não concluiu a prestação tendo realizado apenas uma passagem. Por equipas Portugal terminou no 10º posto.
Em Duplo mini-trampolim são três os portugueses que seguem para a qualificação 2: José Francisco, que foi 11º, André Dias, 15º e Diogo Cabral, 24º. Diogo Fernandes terminou no 46º lugar.
A equipa foi apurada para a final de sexta-feira com a 6ª posição entre 13 países.
Em femininos, Alexandra Garcia foi 14ª e é a única que continua em competição na vertente individual; de fora da progressão ficaram Sofia Lourinho (22ª), Inês Reis (25ª) e Matilde Oliveira (33ª). O conjunto português é reserva para a final por equipas.

