Sexta-feira 20 de Fevereiro de 2026

Paul Seixas venceu na Foia e Juan Ayuso é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve

Ciclismo-VoltaAlgarve-19-02-2026Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) venceu, esta quinta-feira, a segunda etapa da Volta ao Algarve, no Alto da Foia, batendo Juan Ayuso (Lidl-Trek), num sprint emocionante.

O espanhol foi segundo classificado, mas conquistou a liderança da geral individual. João Almeida, com mais 1 segundo, foi o terceiro da etapa, mesmo lugar que ocupa na geral. Quanto ao jovem francês (19 anos) e com raízes em Portugal, o triunfo no Alto da Foia foi especial e representa a primeira vitória como profissional.

Depois do início para sprinters, que viu Paul Magnier (Soudal Quick-Step) vestir a primeira Camisola Amarela – Turismo do Algarve, o segundo dia da competição trouxe outro tipo de aventuras para o pelotão, com a primeira chegada em alto da Algarvia.

Paul Seixas foi o mais forte, numa tarde em que, de resto, os corredores experimentaram um percurso inédito na subida à Foia, que ofereceu outro tipo de dificuldades e apimentou ainda mais a etapa.

A partida foi em Portimão, na zona ribeirinha, e tal como na quarta-feira, um grupo de quase uma dezena de corredores, todos de equipas portuguesas, conseguiu formar a fuga ainda antes dos primeiros 10 quilómetros da tirada.

Foi desse grupo de oito ciclistas que saíram os vencedores das primeiras contagens intermédias da tarde. Iker Bonillo Martin (Feira dos Sofás – Boavista) passou à frente na Meta Volante de Paderne, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé), dono da Camisola Azul – Save Water, foi o mais rápido a passar a primeira contagem de montanha, em Picota.

Nem todos resistiram na fuga e à passagem da segunda dificuldade, na contagem de montanha de Alferce, o grupo já só tinha cinco corredores: foi novamente Contte a passar à frente.

O corredor argentino fez o hat-trick nas contagens de montanha em Casal, antes do Ponto Quente de Casais e Serenada.

Toms Skujins (Lidl-Trek) foi o mais rápido no primeiro, Brandon McNulty (UAE Team Emirates XRG) no segundo, onde, nota importante, Juan Ayuso, líder da Lidl-Trek, aproveitou para somar mais um segundo de bonificação, que viria mais tarde a ser decisivo.

A subida à Foia iniciou-se, a Lidl-Trek trabalhou forte e partiu o pelotão, até que sobrou o trio que se apresentou como favorito a lutar pela Geral: Ayuso, Paul Seixas e João Almeida (UAE Team Emirates XRG).

Apontado como uma das grandes promessas do ciclismo mundial, Seixas não se escondeu e assumiu as rédeas do grupo, sempre com forte marcação da dupla adversária. Oscar Onley (INEOS Grenadiers) e Matthew Riccitello, colega de Seixas na Decathlon, também se conseguiram juntar, mas nos últimos metros antes da meta o trio voltou a ganhar vantagem.

Aí, e com um final emocionante, Paul Seixas bateu Ayuso ao sprint e provou que já está pronto para nadar no lago dos tubarões: estava assim feita a apresentação à Algarvia.

No entanto, João Almeida fez duas tentativas para se isolar na subida, mas não foi bem sucedido, perdendo “folgo” para o sprint final ante os dois companheiros de corrida.

“Claro que estou feliz, é especial ganhar aqui para mim e além disso é a minha primeira vitória ProSeries. É incrível. Foi incrível competir contra Ayuso e João Almeida, via-os a ganhar corridas na televisão e hoje sou capaz de competir contra eles e ganhar. É uma loucura. É incrível ter ganho, mas ganhar contra eles os dois ainda é melhor”, afirmou o jovem francês, após o final da corrida.

Ayuso ficou a centímetros de festejar vitória, mas terminou o dia a sorrir: é agora dono da Camisola Amarela – Turismo do Algarve, com o mesmo tempo de Seixas, segundo. João Almeida é terceiro, a sete segundos da dupla.

“Sinto-me muito bem. A equipa fez um bom trabalho, estou contente de estar de amarelo e espero que consigamos aguentar a liderança da classificação geral até ao último dia”, referiu Ayuso.

A Camisola Verde – Crédito Agrícola (Pontos) e a Camisola Branca (IPDJ, da Juventude), são de Paul Seixas, ao passo que Tomás Contte continua como líder da Montanha, com a Camisola Azul – Save Water.

O corredor da Aviludo-Louletano-Loulé explicou que este é um dos objetivos da equipa, conquistar a Camisola Azul, que já o ano passado ficou com a formação comandada por Américo Silva, através de Nicolás Tivani: “Desta vez sabíamos que estávamos os dois em boa forma e por isso podíamos repetir. Por sorte conseguimos no primeiro dia a camisola e hoje defendemos. Amanhã vamos ter uma jornada um pouco mais tranquilos, vamos tentar dar o melhor na etapa que se segue”, frisou o argentino.

Ciclismo-VoltaAlgarve--19-02-2026O Prémio da Combatividade Água Monchique foi ganho por Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), que foi um dos elementos que esteve na fuga do dia e que chegou a ser o Camisola Amarela virtual.

“As minhas características passam mesmo por aqui. Sou bastante combativo e ao longo da minha carreira sempre fui. Na Volta ao Algarve as equipas portuguesas querem sempre mostrar e dignificar os seus patrocinadores, então tento sempre dar um pouco de espetáculo e para já está tudo a correr bem nesta Algarvia”, disse Hugo Nunes.

O melhor português da etapa foi João Almeida e a equipa que comanda a geral coletiva é a INEOS Grenadiers.

Os dados para a luta pela geral estão lançados e vão continuar a jogar-se nesta sexta-feira, no contrarrelógio individual de Vilamoura.

Fotos: Rodrigo Rodrigues e Igor Martins / FPC

 

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.